top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Horta e cozinha experimental incentivam consumo de alimentos saudáveis na escola

Escola Municipal Professora Elisa Maria Silva de Azevedo Portugal promove diversas estratégias


Horta e cozinha experimental são as estratégias utilizadas pela Escola Municipal de Educação Infantil Professora Elisa Maria Silva de Azevedo Portugal, no bairro São José do Barreto, em Macaé, para promover a alimentação saudável. O projeto "Horta na Escola" foi lançado, nesta segunda-feira (13), durante a Gincana da Família. Todas estas ações integram o Projeto Político Pedagógico (PPP) da unidade de ensino, que atende 159 estudantes de dois a cinco anos de idade em horário integral.



Com esta finalidade, o primeiro projeto da escola, inaugurada em dezembro de 2019, foi o "Cozinha Experimental". O Horta na Escola vem complementar e fortalecer o trabalho já desenvolvido. Como descrito no PPP, cultivar uma horta escolar permite que as crianças vejam de perto o ciclo de vida das plantas, entendam a importância de uma alimentação balanceada e desenvolvam habilidades, como responsabilidade e trabalho em equipe.



O plantio das sementes ocorreu como uma tarefa da Gincana da Família, com o objetivo de envolver os pais na meta de uma alimentação saudável. Na semana anterior, os familiares já haviam participado do preparo de alimentos na Cozinha Experimental. De acordo com a diretora geral, Vera Lúcia Vanzeler, cerca de 10% dos alunos têm dificuldade para aceitar vegetais e legumes oferecidos na escola e muitos pais relatam que a criança não aceita alimentação saudável também em casa.



“As crianças têm dificuldade de aceitar a alimentação do cardápio escolar, especialmente os legumes que são servidos. Por isso surgiu este projeto que envolve a família, que tem como principal motivação a nutrição. A criança poderá manusear o alimento, o que gera mais aceitação. Elas plantaram as sementes, regaram e estão esperando o vegetal crescer. Estes momentos com os pais são importantes. Esperamos que as crianças, a partir da escola, incentivem a família ao consumo de alimentos saudáveis”, disse Vera Lúcia.



Após a primeira colheita, as crianças irão trabalhar na Cozinha Experimental com os alimentos cultivados na horta escolar.


* Texto: Jornalista Andréa Lisboa / Fotos: Divulgação/ Comunicação Macaé


Divulgação:



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ

8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page