top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Hemoterapia reforça importância da doação de sangue para o Carnaval

Período chega a ter 30% de baixa no estoque / Foto arte: Reprodução/Internet


Com a proximidade do Carnaval, o Serviço Municipal de Hemoterapia reforça a importância de doar sangue. O período tem uma baixa no estoque de aproximadamente 30%. Nesta época, a exemplo do período de férias, a meta é manter o abastecimento de bolsas de sangue acima de 70% e garantir assistência à população de Macaé e municípios vizinhos como Carapebus e Conceição de Macabu.  


Para que o estoque sanguíneo fique em um limite satisfatório, é preciso que a população doe qualquer tipo de sangue. Cada doação pode salvar até quatro vidas. Os voluntários podem comparecer de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h30 (exceto em feriados), na Rua Doutor Bueno, 40, no Centro. Também existe a opção de agendamento online no site da Prefeitura de Macaé.


“Em período de férias ou feriados como o Carnaval, reforçamos o pedido de doação de sangue para mantermos um estoque capaz de suportar a demanda com segurança. Também é muito importante o comparecimento do doador permanente ou não, para atendermos

diversos procedimentos médicos que necessitam de transfusão de sangue ou de plaquetas”, afirma o médico hematologista Adelmo Henrique Dalmas.


O espaço conta com uma equipe multidisciplinar: dois médicos especialistas, três enfermeiras, assistente social, três biólogas, biomédica, além de auxiliares e técnicos em enfermagem e laboratório, auxiliares de serviços gerais e recepcionistas. 


Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2796-1756.


Os requisitos básicos para doação são:


* Estar em boas condições de saúde;


* Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos só podem doar mediante o consentimento formal dos responsáveis);


* Pesar no mínimo 50kg;


* Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);


* Estar alimentado e bem hidratado (evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação);


* Apresentar documento original com foto recente, emitido por órgão oficial.


* Texto: Jornalista Tatiana Gama / Comunicação Macaé


Divulgação:




Marinho / RJ


Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ





















5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page