top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Grupo TRANSceder será implementado no Centro de Referência do Adolescente

CRA prepara rodas de conversas / Foto arte: Reprodução/Internet


O Centro de Referência do Adolescente (CRA) está se preparando para a implementação do atendimento do grupo TRANSceder.  A ação será direcionada a rodas de conversas e debates para jovens atendidos pelo CRA e da comunidade em geral, que fazem parte do público trans. O objetivo é realizar atividades pautadas nas políticas públicas acerca da garantia dos direitos da população em específico e dialogar sobre vivências e avanços que são oferecidos. 


As rodas de conversa estão previstas para iniciar em fevereiro, de segunda a sexta-feira, às 14h. Para participar, basta levar carteira de identidade e cartão SUS. Não é necessário encaminhamento. O Centro de Referência do Adolescente funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Rua 29 de Julho, 29, Imbetiba.


O jovem interessado pode colaborar com sugestões através de mensagens para os números (21) 97308-1601 ou (22) 99948-9918. Para o atendimento, o CRA contará com a atuação de especialistas na saúde da população trans, com assistente social,psicólogo e enfermeiro. Todas as atividades terão parceria da equipe do campus Macaé da Universidade Federal Fluminense (UFF).


No próximo dia 29 de janeiro é celebrado nacionalmente o Dia da Visibilidade Trans. De acordo com a  coordenadora do CRA, Monique Gouveia  e o  enfermeiro Victor Tavares (Residência em Saúde Mental pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Uerj), “ Macaé está se tornando referência no atendimento à população trans, principalmente no cuidado às questões de saúde mental”.


Centro - O CRA é especializado em receber adolescentes de dez a 19 anos e familiares. O espaço prima pelo estreitamento da relação entre saúde, sociedade e cidadania, visando à garantia e à ampliação de direitos. A unidade conta com atendimentos médicos em especialidades como ginecologia, dermatologia, clínica geral, psiquiatria, além de nutrição, psicologia, fisioterapia, serviço social, terapia ocupacional e grupos socioeducativos.O Centro oferece também assistência em protocolos da Saúde da mulher, além de testes rápidos para sífilis e outras DSTs, com orientação clínica.


Quando chega, o adolescente é recebido por um profissional que informa sobre o funcionamento do local, serviços oferecidos e a proposta de trabalho. São levantadas as demandas do jovem e os atendimentos se dividem em individuais e coletivos. O trabalho em grupos é efetuado através de projetos  específicos. O telefone do CRA é  (22) 2796-1059.


* Texto: Jornalista Joice Trindade / Comunicação Macaé


Divulgação:



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ


5 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page