top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Fiscalizações de trânsito em Macaé tiram de circulação 1.768 veículos irregulares em parceria com PM

As operações em parceria com a Polícia Militar contribuem para resultados na segurança do município


Com objetivo de melhorar o ordenamento viário, coibindo a circulação de veículos irregulares e a prática de manobras perigosas de trânsito, como o chamado rolezinho, a Prefeitura de Macaé tem intensificado as fiscalizações de trânsito. Em parceria da Secretaria de Mobilidade Urbana com o 32º Batalhão de Polícia Militar, as operações de fiscalização já removeram ao Depósito Público, desde 2021, 1.768 veículos irregulares, em sua maioria, motocicletas. Essas ações vêm refletindo na melhoria também da segurança pública.



Durante as operações, os agentes de trânsito da Mobilidade Urbana ao constatarem irregularidades, prosseguem com o preenchimento do auto de infração e a parte administrativa, como a retenção e remoção dos veículos, caso necessário. E, se for constatado crime, o policial militar, presente na operação, encaminha o elemento/condutor à autoridade policial judiciária. A fiscalização tem ênfase na verificação de placas e chassis adulterados para reforçar as medidas de prevenção de acidentes e reforço na segurança.



No bairro Lagomar, uma ação da Polícia Militar visando à segurança viária e pública, na terça-feira (11), oito motocicletas sem placa foram levadas para a 123º Delegacia de Polícia Civil para averiguação e apresentadas à autoridade policial.



É bom lembrar que a Lei nº 14.562/2023, que alterou o art. 311 do Código Penal, criminaliza a conduta de quem adulterar sinal identificador de veículo não categorizado como automotor. Medida essa que contribui também na melhoria dos índices de segurança.


Em 2023, 30 condutores foram conduzidos à 123º Delegacia de Polícia Civil por diversas situações. Esse ano, até agora, 16 condutores.


O secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, lembra que antes das operações de fiscalização de trânsito se tornarem rotineiras, os rolezinhos eram praticados quase que diariamente, perturbando a ordem e causando transtornos à população. Era preciso intervir com ações regulares para melhorar a segurança no município.


“Nós conseguimos acabar com isso que era uma reivindicação muito grande dos macaenses. Iniciamos as operações de fiscalização de trânsito em janeiro de 2021 e fomos ampliando até tornar rotineiras, em vários pontos do município. Com isso, estamos melhorando o ordenamento viário para evitarmos mais acidentes e, consequentemente, contribuindo para um melhor índice na segurança pública, com a redução também da criminalidade no município”, ressalta Muniz.


O diretor da Coordenadoria de Trânsito da secretaria, Fabiano Lima, destaca a importância da obediência às regras de trânsito e conduzir o veículo de forma a preservar a segurança viária e pública.


“Nas ações rotineiras de fiscalização, a equipe da Mobilidade Urbana, em ação conjunta com a Polícia Militar, conseguiu anular também a prática de manobras radicais realizadas por motociclistas em via pública. Com o aumento das fiscalizações, também aumentaram o número de ocorrências na delegacia pela prática de crimes de trânsito. Lembramos aos condutores que empinar motocicleta, conduzir sem capacete, exibir manobra perigosa e disputar corrida são infrações gravíssimas, com pagamento de multa, suspensão de habilitação e retenção ou apreensão de veículo, além do risco a vida”, explica.


O coordenador Operacional de Trânsito, Sérgio Lopes, completa que as fiscalizações de trânsito acontecem de forma rotineira, em locais, dias e horários diversos para melhor segurança da população.


“Também atuamos com a fiscalização, em parceria com a Polícia Militar, para coibir a prática de carro de som automotivo que perturbe o sossego da população em locais como a Avenida Evaldo Costa e no bairro da Ajuda, por exemplo”, conta.


* Texto: Jornalista Catarina Brust / Fotos: Arquivo Secom/ Comunicação Macaé


Divulgação:



Macaé / RJ



7 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page