top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Firjan apresenta oportunidades no mercado de petróleo no Macaé Offshore Innovation

Encontro vai reunir diferentes atores do ecossistema de inovação para a indústria do petróleo, a fim de compartilhar informações e gerar networking


Foto: Divulgação


Com a participação da Firjan, Macaé receberá nesta quarta-feira (2/8), das 8h às 18h no Royal Atlântico Macaé, a segunda edição do Macaé Offshore Innovation, evento direcionado para a inovação e desenvolvimento do setor offshore. Serão debatidos temas relacionados à infraestrutura tecnológica (como 5G e dados em nuvem), ocasião em que a federação vai apresentar o Anuário de Petróleo no Rio 2023, que destaca a entrada em operação de 19 novas plataformas de produção no estado do Rio nos próximos cinco anos.

“Macaé vem batendo recorde na geração de empregos, estando desde setembro de 2020, no auge da pandemia, com saldos positivos consecutivos. E, claro, isso se deve em grande parte ao mercado de petróleo e gás, que vem se revitalizando com a chegada de novos operadores. Por isso eventos como este são de suma importância, não só para movimentar o mercado, como também nos atualizarmos das tendências relacionadas à integração energética”, destacou o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

A publicação da Firjan destaca que, de um total de 23 novas UEPs (Unidade Estacionária de Produção) no Brasil até 2028, 19 estarão no estado do Rio. No período, serão gerados cerca de 21 mil postos de trabalho, 6.900 diretos nas plataformas e 13.800 indiretos, nos diversos segmentos da cadeia produtiva, que atuam para as UEPs operarem: apoio marítimo, manutenção e reparo, escoamento da produção, reposição de equipamentos e peças, operações portuárias e bases de apoio, e transporte de passageiros, entre outras atividades. O levantamento pode ser baixado aqui.

Macaé Offshore Innovation


Este e outros dados serão apresentados pela Firjan durante o 2º Macaé Offshore Innovation, que terá como foco a atual infraestrutura para uma rede de comunicação inovadora, a fim acelerar o processo de transformação digital e inserção de inovações na indústria de óleo e gás, visando ao alcance de novos padrões de produtividade, eficiência e segurança ocupacional. Participam empresários, gestores das empresas que atuam no mercado de óleo e gás e startups, além de representantes da ANP, EPE e Petrobras. As inscrições podem ser feitas neste link e está sujeito a lotação.

Nesta edição, o painel de abertura terá a presença da ANATEL, NOKIA, JEVIN e FORTE TELECOM para um debate sobre a conectividade no Offshore: O 5G e outras conexões de comunicação. Na sequência, empresas como OCYAN, PETROBRAS, TECHONOMAR, MIDSIM, ENDSERV, entre outras, apresentam sobre a visão sobre infraestrutura de tecnologia no Óleo & Gás – desafios, oportunidades e soluções. Demais empresas envolvidas nas atividades de apoio e suporte ao O&G também estão presentes para apresentarem sua contribuição: Adail Costa, JFM e Gávea Offshore Group.

O evento é realizado pela HDI (Habitat da Inovação), uma aceleradora cujo propósito é difundir tecnologias e inovações, além de promover o desenvolvimento do Ecossistema de Inovação nos segmentos de Óleo, Gás e Energias Renováveis. A primeira edição do Macaé Offshore Innovation contou com cerca de 100 participantes, além de 15 empresas distintas apresentando painéis sobre inovações dedicadas ao O&G, apresentação dos programas de Open Innovation e fomento para incentivar o processo inovador.

Segundo os organizadores, o evento ocupa uma lacuna deixada pela Feira Brasil Offshore, cuja última edição foi em 2019. O objetivo é revigorar as discussões sobre a presença das iniciativas de inovação e tecnologias voltadas para aumentar a conectividades das atividades e operações em alto mar. A expectativa é que as atividades de interação fomentem novas parcerias entre quem demanda/fornece tecnologia e quem financia, uma vez que a inovação depende de redes interativas por meio de conhecimento e financiamento.


* Felipe Sáles / Assessor de Imprensa / Gerência de Imprensa e Conteúdo (GIM)

Firjan Norte e Noroeste Fluminense


9 visualizações0 comentário

Comentarios


bottom of page