top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Feira de Ciências em Macaé envolve alunos da rede municipal


Foram expostos 82 trabalhos divididos pelos alunos da Educação Infantil, Fundamental e Ensino Médio


Estudantes de 20 escolas da rede municipal de Educação de Macaé participaram nesta quinta-feira (19), da décima edição da Feira das Ciências de Macaé (Fecimac), onde foram expostos 82 trabalhos divididos pelos alunos da Educação Infantil, Fundamental (1º ao 5º anos), Fundamental (6º ao 9º anos) e Ensino Médio.



Com o tema “Fecimac: Acelerando mudanças – seja a mudança que você deseja ver no mundo”, a programação teve a visita de um representante da Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Rio de Janeiro (Fecti), que vai escolher alguns trabalhos para expor na maior feira de ciências do Estado do Rio de Janeiro.



A secretária de Educação, Leandra Lopes ressalta que a Feira é um momento de troca de experiências entre os alunos. “É muito bom ver essa garotada trazendo seus trabalhos para o espaço da universidade. A Fecimac também possibilita que os alunos atuem com pesquisa reforçando o interesse pela ciência”, disse.



As coordenadoras de Educação Ambiental, vinculada à Superintendência de Educação Integrada, Lúcia Helena Gama e Fabiana Aguiar, pontuaram que desde de agosto os alunos estão mobilizados em torno da Feira das Ciências. “Durante os meses de agosto e setembro foram realizadas as feiras nas escolas e os melhores trabalhos foram selecionados para se apresentarem na Fecimac”, falou Lúcia.



Lúcia acrescentou que as feiras são fundamentais no processo de aprendizagem. “A ciência e a educação estão intrinsecamente associadas. Eles aqui mostram toda sua dedicação, disciplina no processo de pesquisa e execução dos trabalhos”, observou.



Fabiana lembra que a proposta da ação é envolver as crianças, desde a educação infantil na área da pesquisa. “Já nos anos iniciais e até o Ensino Médio estes alunos mostram seu potencial de desenvolver projetos com base na metodologia científica”, disse.


Trabalhos


Durante a Fecimac os trabalhos também foram avaliados por uma comissão julgadora. A comissão observou a clareza e objetividade na exposição do trabalho, criatividade e inovação da pesquisa, conhecimento científico para explanar o tema, interação, participação, entrosamento, organização geral, entre outros.


Os alunos da educação Infantil e do Fundamental (1º ao 5º anos), receberão medalha de participação. Já os três primeiros colocados do Fundamental (6º ao 9º anos) e Ensino Médio, serão premiados com troféu.


Com o projeto “A importância das terapias na educação”, os alunos José Carlos Andrade, Mateus da Conceição, Jorge Davi Tavares e Yasmim Nunes, do Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel explicaram com detalhes o projeto, além de exporem objetos, cartazes e vídeos sobre o assunto.


Acompanhados da professora mediadora, Izabel Cristina Ribeiro, os alunos explicaram que o trabalho foi desenvolvido com objetivo de inserir terapias simples no cotidiano escolar para auxiliar os educandos no alívio do estresse, reduzir a falta de concentração, controlar níveis de ansiedade, estimular a criatividade, a afetividade, entre outros. Na mesa expositiva eles apresentaram algumas peças como o “jardim zen”, “stress ball” e “pote da calma”.


Dentre os 82 trabalhos ainda foram apresentados “Jurubatiba do conhecer para preservar”, “Aquecimento global, desmatamento? Não”, “Nova Holanda nos caminhos da preservação”, “Robô fazendeiro”, “Violência policial nas periferias”, “Placa solar”, “Construções sustentáveis e energia renovável”, “Usina Hidro Alternativa”, “Tecnologias agrícolas sustentáveis de assentamento sem terra”, entre outros.


Confira os trabalhos selecionados para a FECT


- ESTUDO SOBRE CARACTERÍSTICAS HUMANAS NO COMPORTAMENTO DAS INTELIGÊNCIAS ARTIFICIAIS - CAp Macaé

-MODA SUSTENTÁVEL – EM Olga Benário

-PAPEL RECICLADO - EM Olga Benário

-ECO@GENTE - EM Olga Benário


Premiação Fecimac


Ensino Médio

1⁰ Colégio de Aplicação de Macaé - Estudo sobre características humanas no comportamento de Inteligências Artificiais

2⁰ Colégio de Aplicação de Macaé - Construções sustentáveis e Energia renovável

3⁰ Colégio de Aplicação de Macaé - Análise de rotulagem de alimentos- zero açúcar


8⁰ e 9⁰ anos

1⁰ Escola Municipal Olga Benário Prestes - Moda sustentável

2⁰ Escola Municipal Polivalente Anísio Teixeira - Aterro Sanitário

3⁰ Escola Municipal Olga Benário Prestes - Papel reciclado- reciclando ideias através do papel


6⁰ e 7⁰ anos

1⁰ Escola Municipal Olga Benário Prestes - Eco@gente

2⁰ Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo - Energia Nuclear

3⁰ Colégio Municipal Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo - Lixo não é semente


1⁰ e 5⁰ anos

1º CIEP Professor Darcy Ribeiro – ELEGÂNCIA CONTIDA NA SUSTENTABILIDADE

2º Escola Municipal Maria Cristina Castello Branco da Cruz - RECICLANDO O ÓLEO DE COZINHA E TRANSFORMANDO EM LIMPEZA

2º CIEP Professor Darcy Ribeiro - O QUE TEM NAS CASCAS QUE PODEMOS REAPROVEITAR?

3º Escola Maria Cristina Castello Branco da Cruz - PLÁSTICO: VILÃO OU AMIGO?


* Comunicação Macaé / Fotos: João Barreto


Divulgação:



Macaé / RJ


Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ



:






2 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page