top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Escola de Artes de Macaé ganha salas acústicas e climatizadas

As aulas dos cursos de Teatro, Música e Pintura vão começar no dia 5 de fevereiro.

Reprodução/Internet


As aulas da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), uma das poucas públicas do Estado do Rio de Janeiro com oferta de cursos gratuitos nos níveis básico e técnico, retornarão à sede. Os cursos voltam para o Centro Macaé de Cultura, do 2º ao 5° andar do prédio na Av. Rui Barbosa, 780, reformado durante o último ano letivo.  As salas de aula da Emart passarão a ter ar condicionado e isolamento acústico. As aulas dos cursos de Teatro, Música e Pintura vão começar no dia 5 de fevereiro. O calendário letivo acompanha o da Rede Municipal de Ensino de Macaé.


“Neste ano letivo, pela primeira vez, a Secretaria de Cultura proporcionará a professores, a funcionários e a alunos da Emart o conforto de salas de aula climatizadas. Além disso, as novas paredes com isolamento acústico possibilitarão aulas mais produtivas. Na Emart acontecem simultaneamente aulas de música, teatro e pintura. O isolamento do som nas salas aumentará a qualidade do ensino e da aprendizagem. A infraestrutura hidráulica e elétrica da sede foi toda restaurada. O espaço ficou muito bonito, para a valorização da arte em nosso município”, salienta o secretário de Cultura, Leandro Mussi.


A Emart oferece Curso Técnico Profissionalizante em Arte Dramática com ênfase em Montagem de Espetáculos; Curso Técnico Profissionalizante em Interpretação Musical com habilitação em Instrumento ou Canto; Curso Livre de Teatro para Adolescentes; Curso Livre de Teatro para Adultos; Curso Livre de Pintura, Curso Básico de Música e Curso Livre de Musicalização Infantil.


As aulas do primeiro semestre acontecerão de 5 de fevereiro a 10 de julho e as do segundo semestre, de 26 de julho a 17 de dezembro. Os alunos dos cursos de Música já realizaram rematrícula em dezembro de 2023. Já os estudantes de Teatro devem efetivar rematrícula, a partir de fevereiro, quando a Grade de Disciplinas de 2024 será divulgada na sede.


Novas vagas serão abertas para os cursos básicos em fevereiro. Já o edital para ingresso nos cursos técnicos será publicado no segundo semestre.  No ano passado, entrou em vigor o novo Plano de Curso da Emart, que atende às exigências da legislação atual sobre cursos técnicos profissionalizantes, com ampliação da carga horária de 808 horas para 1.034 horas.


A diretora da Emart, Cláudia Byspo, destaca que a novidade deste ano será a publicação de um edital para ingresso nos cursos básicos de Teatro, que será lançado ainda neste primeiro semestre.  Segundo a gestora, o nivelamento, principalmente em relação à aptidão em leitura, contribuirá para a redução do número de evasões do curso. Além disso, esta iniciativa tem o objetivo de acostumar a clientela à leitura de editais. “Uma seleção é necessária para ingresso em um curso preparatório para o Técnico de Teatro, para que haja nivelamento das turmas, especialmente as infantis”, frisa.


A diretora enfatizou ainda a importância da reforma da sede para a melhoria da qualidade das aulas. “As salas acústicas foram um grande ganho, além de todas com ar condicionado. Teremos um conforto maior para os profissionais e alunos da Emart. Os cursos acontecem no mesmo espaço. Então, as paredes acústicas são muito importantes”.


2023: Emart completou 20 anos


O ano de 2023 foi marcante para escola, que completou 20 anos, legalizou o Plano de Curso Técnico Profissionalizante e recebeu da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) o Diploma Heloneida Studart de Cultura, na categoria Gestão Cultural e Formação e Qualificação na Área de Cultura. A premiação inédita é um reconhecimento ao trabalho de excelência desenvolvido pela unidade de ensino. Entretanto, 2023 também foi um ano de desafios, porque as aulas haviam sido transferidas, para a reforma da sede, para o Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão, no Centro da cidade.


Com o esforço de gestores e alunos, de 2 a 4 de novembro de 2023, no Centro Cultural Rinha das Artes, foi apresentado o espetáculo 'O Incrível e Fabuloso Destino de Êmart - A Criação de Maria'. O trabalho de conclusão do Curso Técnico em Teatro de três turmas, de 2019, 2020 e 2021, desenvolvido durante a disciplina Prática de Montagem, é considerado por docentes, discentes e público o mais marcante e grandioso apresentado pela escola.


Fora os 17 formandos, integraram o elenco professores da escola, alunos do Curso Técnico de Música da Emart, bailarinos do CiemH2, ex-alunos da Escola Municipal de Dança (EMDança) e obra do professor do Curso de Pintura da escola, Vagner Cerqueira, agregando várias vertentes artísticas e membros de outros pontos de cultura da cidade.


No ano passado, 580 alunos cursaram a Escola Municipal de Artes. Em março, foram realizadas 600 inscrições para o Curso Básico de Teatro. Devido ao funcionamento em espaço provisório, 200 alunos foram chamados para cursar.  Em abril, foram abertas 52 vagas para as disciplinas Trombone, Bateria, Violoncelo, Saxofone, Piano, Violão, Guitarra, Contrabaixo e Canto, além de 60 vagas para Pintura.  Em junho, foram publicados os editais dos Cursos Técnicos (com novo Plano de Curso) para formação de uma nova turma de Teatro e ingresso de alunos nos cursos de Música (Contrabaixo, Flauta Transversa, Guitarra, Piano, Saxofone, Teclado, Violão e Canto).  Foram ofertadas 31 vagas no Curso Técnico de Instrumento e de Canto, com 19 aprovados. Para o Curso Técnico em Teatro, foram oferecidas 40 vagas, com 17 alunos aprovados.


* Texto: Jornalista Andréa Lisboa / Comunicação Macaé


Divulgação:


Fome de churrasco

Endereço: Rua Dr. Júlio Olivier - Centro, Macaé - RJ



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ


34 visualizações0 comentário

Yorumlar


bottom of page