• Jornal Esporte e Saúde

Ensaios técnicos voltam para a alegria dos foliões

Vila Isabel, Mocidade Independente e Unidos da Tijuca foram as primeiras escolas a se apresentarem para o público na Sapucaí



Rute Labra comemora na pista a volta dos ensaios técnicos - Marcio Mercante / Agência O Dia.


Rio - Depois de dois anos sem ensaiar na Sapucaí, neste domingo a alegria das agremiações e torcidas voltou com força total: Vila Isabel, Mocidade Independente de Padre Miguel e Unidos da Tijuca abriram a temporada de ensaios técnicos no Sambódromo do Rio.


A Vila Isabel antes de começar sua passagem pela Sapucaí, prestou uma homenagem aos 10 jogadores mortos no incêndio de sexta-feira no Ninho do Urubu, Centro de Treinamento do Flamengo, em Vargem Grande.


A escola tem como enredo para o desfile deste ano “Em nome do pai, do filho e dos santos, a Vila canta a cidade de Pedro, homenagem a cidade de Petrópolis, do carnavalesco Edson Pereira”.


A noite marcou também a volta da rainha da bateria da azul e branco da Zona Norte, Sabrina Sato, que ficou distante por um tempo da filha Zoe. Emocionada, ela disse estar feliz em voltar a desfilar pela agremiação.



Sabrina Sato, rainha de bateria da Vila Isabel - Marcio Mercante / Agencia O Dia.


Sem cobrança de ingressos, o público aproveitou para ver as escolas de perto. A paulista Rute Labra, que é compositora de uma escola de samba de grupo de acesso comemorou o retorno dos ensaios. “Eles nunca deveriam ter acabado. Isto é a alegria do povo. Estou feliz por poder assistir os ensaios técnicos”, disse.


A enfermeira Maria da Glória Vieira da Silva tinha na ponta da língua o samba enredo da sua escola, a Vila


Isabel. “No ano passado desfilei, este ano achei melhor assistir na arquibancada. Amo a Vila Isabel, e acho


maravilhoso que os ensaios tenham voltado”, disse.


Segundo o diretor de Harmonia da escola, Marcelinho Emoção, os ensaios técnicos levam a alegria à população. "Esta é a oportunidade das pessoas de assistirem suas escolas sem ter que pagar. É um momento de alegria. Nosso povo tem enfrentado tantos problemas e tristezas, os ensaios levam alegria ao


povo. As pessoas precisam disso” comentou.


ENSAIOS


O presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Jorge Castanheira disse que já estão


certos ensaios nos finais de semana de 16,17,23 e 24 deste mês. O restante do calendário, com as outras 11 agremiações, ainda será divulgado. “Depois, vamos soltar o calendário das outras escolas, que estamos terminando de fechar. Todas vão participar, se Deus quiser”, afirmou.


A volta dos ensaios é resultado de um acordo que envolve a Light,o governo do estado e a Prefeitura do Rio. A concessionária de energia elétrica irá descontar o valor do ICMS através da Lei Rouanet. Segundo Castanheira a Liga da Escolas vai cobrir os gastos com o Sambódromo. “A Liga, por meio da Lei Rouanet, vai bancar os custos da montagem para os dias de ensaio, com grades, banheiros químicos, carro de som entre outros serviços”, concluiu.


* O DIA/Por Antonio Puga.





1 visualização0 comentário