• Jornal Esporte e Saúde

Educação: em Macaé retorno às aulas segue protocolos sanitários


Volta dos estudantes tem sido escalonada

Foto: Divulgação / Secretaria de Educação / reprodução internet.


Alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) de 87 escolas municipais voltaram às aulas presenciais. Todas as unidades seguem os protocolos sanitários e diretrizes do Plano de Retomada Plano de Retomada das Atividades Educacionais Presenciais de Macaé.



O retorno está sendo pautado pelo cuidado. Alunos e profissionais da rede municipal têm até sexta-feira (20) para receber a segunda dose antecipada da vacina contra a Covid-19. A imunização é para aqueles com retorno agendado para o período entre os dias 25 de agosto a 1º de setembro.



Nas unidades escolares, cada gestor tem autonomia para seguir as diretrizes específicas do Plano, mas podem ser identificadas demarcações nas salas de aula e alguns espaços da escola são de uso comum, corredores, refeitório. A demarcação permite que o aluno consiga identificar visualmente a distância que ele deve manter do colega e dos colaboradores que estiverem no local. Também são reforçadas ações como uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social e cuidados em ocasiões como oferecimento da merenda escolar, que está sendo servida normalmente, seguindo todos os protocolos sanitários.

Nesta volta às aulas presenciais também acontece um escalonamento de alunos, que será organizado pela direção de cada escola, e dependerá, também, da quantidade de alunos que estarão ocupando as salas de aula (metragem)

O retorno presencial às aulas não é obrigatório e os responsáveis que optaram pelo retorno dos estudantes assinaram um Termo de Responsabilidade. Caso o aluno apresente algum sintoma gripal, dor de cabeça, febre, diarréia, a recomendação é não comparecer à escola. Se for diagnosticado com Covid-19, a orientação é comunicar a unidade escolar e seguir todos os protocolos recomendados pela Secretaria de Saúde.

A Secretária de Educação, Eliane de Araújo, as superintendentes e a equipe técnica da secretaria seguem percorrendo unidades municipais para reforçar o apoio aos gestores em função do retorno gradativo, dar boas-vindas à comunidade escolar, saber como foi o funcionamento dos espaços e identificar as principais demandas.


* Jornalista: Joice Trindade / Fotos: Divulgação / Secretaria de Educação / reprodução internet.

Prefeitura de Macaé\Secretaria de Comunicação Social\Coordenadoria de Jornalismo.


Patrocinado:








5 visualizações0 comentário