• Jornal Esporte e Saúde

Doação de Sangue: em Macaé serviço continua funcionando no "superferiado"


Atendimento nesta semana segue até quinta-feira (01/04), de 7h30 às 11h

Foto: Arquivo \ reprodução internet.


O Serviço Municipal de Hemoterapia da Secretaria de Saúde de Macaé, está funcionando normalmente, das 7h30 às 11h, até a próxima quinta-feira (01/04). A equipe convida a população para doar sangue, em especial neste período de pandemia. O setor funciona na Rua Dr. Bueno, 40, ao lado Hospital São João Batista, no Centro.


A assistente social da unidade, Fabiana Paschoal ressalta que todos os profissionais que fazem o atendimento seguem os protocolos de biossegurança em função do coronavírus. "É importante que as pessoas que estejam aptas para doação aproveitem este período do Feriado Sanitário, fazendo este gesto de amor e solidariedade ao próximo", disse, acrescentando que os estoques estão no limite.


Fabiana reforça que a média ideal de atendimento, neste período de pandemia, seria de 25 pessoas por dia, o que não vem ocorrendo, a unidade vem recebendo entre 10 e 15 doadores. Ela explica que com o estoque irregular, alguns serviços eletivos, como cirurgias, acabam tendo que ser adiadas. "Outro fator importante para que a população colabore é que o Serviço de Hemoterapia abastece o Hospital Público Municipal (HPM), referência no atendimento de emergência", frisou.


Além de Macaé, o banco de sangue também abastece cidades como Quissamã e Conceição de Macabu.


Como doar


Para doar sangue, é necessário que a pessoa esteja em boas condições de saúde. Os requisitos para ser um doador são: levar documento de identidade; estar bem de saúde; ter entre 16 e 60 anos (sendo que os menores de 18 devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis por escrito); pesar mais de 50 quilos; estar alimentado, evitar ingerir alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação; não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para AIDS; não ser usuário de drogas; não estar grávida e nem amamentando.


O telefone para contato do Serviço Municipal de Hemoterapia é o (22) 2796-1756.


* Jornalista: Genimarta Oliveira \ Prefeitura de Macaé\Secretaria de Comunicação Social\Coordenadoria de Jornalismo.


Patrocinado:






6 visualizações0 comentário