top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Dia Mundial de Combate ao Câncer: Polo de Oncologia oferece acolhimento ao paciente

Polo garante acolhimento a cerca de 4,5 mil pacientes em tratamento

Foto arte: Reprodução/Internet


Dia 4 de fevereiro é o Dia Mundial de Combate ao Câncer, data criada para ressaltar a importância da prevenção, do diagnóstico precoce e possibilidades de tratamento. Em Macaé, o Polo Municipal de Apoio ao Paciente Oncológico atua na assistência garantindo o acolhimento necessário para o enfrentamento à doença.


“É compromisso da administração municipal continuar investindo na melhoria dos serviços de saúde, proporcionando um ambiente acolhedor e de qualidade para aqueles que enfrentam o desafio do câncer em nossa comunidade. Juntos, podemos fazer a diferença na luta contra o câncer”, afirmou o secretário de Saúde, Alexandre Cruz, destacando que, em 2023, a Prefeitura de Macaé reforçou sua atuação ao credenciar o Hospital São João Batista junto ao governo do Estado como Unacon, fortalecendo ainda mais a rede de apoio e tratamento na região.


A secretária adjunta de Atenção Básica da Secretaria de Saúde, Natália Antunes, ressalta os avanços obtidos na cidade como a inauguração da nova sede do Polo em 2023. “Nosso objetivo é ampliar o conhecimento sobre as formas de prevenção que vão desde mudanças no estilo de vida, como a realização periódica de exames, a fim de, através do diagnóstico precoce, aumentarmos as chances de êxito no tratamento”, declarou.


O Polo de Apoio ao Paciente Oncológico atende cerca de 4,5 mil pessoas com especialidades médicas de oncologia e dermatologia, além de equipe multidisciplinar composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, dermatologista, assistente social e psicólogo. O local também realiza a interface com o agendamento de exames garantindo a prioridade ao paciente oncológico. (Assista ao vídeo sobre o Polo Municipal de Oncologia)



A psicóloga do Polo, Jovana Marciel, relata as etapas do atendimento que inicia com o diagnóstico, passando pelo tratamento até a alta do paciente. "Depois do cadastro, o paciente passa por um grupo de acolhimento, onde recebe informações sobre a doença, tira dúvidas e passa a conhecer todos os serviços oferecidos pela equipe multidisciplinar. A importância dessa estrutura do Polo de Oncologia em Macaé traz mais conforto ao tratamento do paciente", pontuou.


“A busca pela prevenção, sem dúvida, é o melhor caminho, mas o diagnóstico do câncer não é um determinante. A assistência de saúde em Macaé está aí para auxiliar quem precisa do tratamento e nossos esforços estão em fazer com que todo paciente tenha acesso ao que precisa para vencer a luta contra a doença”, apontou Natália.


O Polo de Apoio ao Paciente Oncológico funciona na Rua Antero Perlingeiro, 47, Centro. O telefone para mais informações é o (22) 2796-1326


* Texto: Jornalista Juliana Carvalho / Comunicação Macaé


Divulgação:


Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ


Macaé / RJ


Macaé / RJ

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page