Jornal Esporte e Saúde
Dia Mundial da Água: no ciclo de preservação, Macaé trata bilhões de litros de esgoto
Com três estações de tratamento operadas pela BRK e ligações regulares à rede por parte da população, esgoto pode ser devolvido limpo ao meio ambiente

Foto: Cezar Fernandes / Assessoria BRK Macaé
O Dia Mundial da Água, celebrado nesta quarta-feira, 22 de março, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), com objetivo de alertar à população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. E no ciclo deste recurso natural essencial à vida, o saneamento tem um papel fundamental.
Segundo estudo realizado pelo Instituto Trata Brasil, utilizando dados do IBGE de 2019, no Brasil, estima-se que quase 100 milhões de pessoas ainda não têm acesso ao serviço de coleta dos esgotos e somente 49% dos esgotos gerados no país são tratados, o que equivale a jogar todos os dias na natureza uma média de 5,3 mil piscinas olímpicas de esgotos sem tratamento. Porém, em Macaé, a coleta e o tratamento estão avançando e já alcançam números significativos neste desafio que é de todos.
Nas três estações de tratamento operadas pela BRK em Macaé, concessionária responsável pelos serviços de esgoto na cidade, os avanços progressivos já fizeram com que, em média, fossem tratados 2,4 bilhões de litros de esgoto no Subsistema Centro, além de 1,2 bilhão no Subsistema Lagomar e mais 756 milhões de litros no Subsistema Mutum apenas em 2022. E, para coletar o esgoto em sua área de concessão, ou seja, destinar todo o efluente gerado nos imóveis (pelas pias, ralos e vasos sanitários) devidamente, a concessionária conta com cerca de 250 Km em extensão de redes coletoras, além de 34 Km de linhas de recalque e mais 106 estações elevatórias para garantir o bombeamento do esgoto até as estações.
Os atuais números demonstram um ganho ambiental para a cidade. Porém, vale destacar que, para o avanço dos serviços prestados, a parceria da população é fundamental. É uma responsabilidade dos moradores fazer a ligação correta do imóvel à rede de esgoto onde ela está disponível. Lembrando que há diferenças entre a rede que faz a coleta de esgoto das residências para as galerias que têm por função a drenagem da água da chuva. E se essa separação não é respeitada, o risco de prejuízos, como despejos irregulares, vazamentos e retorno de esgoto para as residências, aumenta significativamente. Outros esforços no nosso cotidiano também são necessários, como o descarte correto do lixo e de materiais como o óleo de cozinha.
- O acesso à coleta e tratamento de esgoto é de extrema importância para a população, já que contribui para a redução de doenças e impacta positivamente em outras áreas, como o turismo e a educação. E a preocupação com a preservação dos recursos hídricos passa pelo aumento dos indicadores de esgotamento sanitário consequentes da ampliação do sistema na cidade - explica o diretor da BRK em Macaé, Ricardo Santiago.
Dia Mundial da Água em Macaé
O Dia Mundial da Água conta com uma programação especial na Imbetiba nesta quarta-feira. E a convite da Prefeitura, a BRK e outras instituições participam de uma grande feira a céu aberto, com prestação de serviços, realização de oficinas, projetos e recreação com foco em sustentabilidade. O evento é aberto ao público e acontece até às 17h, na Avenida Elias Agostinho.
* Texto: Carlos Vinícius Fernandes / Assessoria BRK Macaé
Divulgação:


Luciana Peerfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ

