top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Dia Internacional de Combate à LGBTfobia é marcado com ação informativa no Centro de Macaé



O Dia Internacional de Combate à LGBTfobia foi marcado por uma ação conscientizadora e informativa, para promover e sensibilizar a sociedade sobre a importância de combater o preconceito e a violência à população LGBTI+, em frente a Sociedade Musical Nova Aurora, nesta terça-feira (17).



A programação foi organizada pela Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gênero, vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Social, Acessibilidade e Direitos Humanos, em parceria com o Centro de Cidadania LGBTI+ da Baixada Litorânea, do Programa Rio sem LGBTFOBIA do Governo do Estado e Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres.



A coordenadora de Políticas de Acesso e Gênero, Tayse Marinho, informou que uma das grandes dificuldades da população LGBTI+, é o acesso ao atendimento aos equipamentos públicos.



"No ano de 2021 realizamos 371 atendimentos e ainda 62 retificações de nome social. A finalidade da coordenadoria é criar, executar, acompanhar e avaliar as ações municipais de promoção à diversidade e cidadania LGBTI+, promovendo a execução de políticas públicas de inclusão, combate às desigualdades e as discriminações a esta população no município de Macaé", explicou.



A Secretária Municipal de Políticas para as Mulheres, Jane Roriz, ressalta que o Centro de Atendimento Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), atende mulheres trans e lésbicas. "Nós defendemos essa causa e todos merecem respeito, pois somos seres humanos", disse.



Ela acrescentou ainda que a equipe da secretaria passará por uma capacitação, no próximo dia 7 de junho, com o objetivo de proporcionar um melhor atendimento à essa população.



A assessora técnica do Centro de Cidadania LGBTI+ da Baixada Litorânea, Fernanda Machado, que também é presidente da Ong Cores da Vida, ressalta a importância de ações de conscientização sobre o tema.



"Estive presente na audiência pública, na comemoração de 12 anos Rio Sem Homofobia, nesta segunda-feira (16), no Rio de Janeiro, onde foi feito um balanço. Infelizmente foi constatado que durante a pandemia, foram registrados muitos casos de suicídio. E o Brasil é o país onde a cada duas horas uma pessoa da população LGBTI+ é assassinada", lamentou.



O Centro de Cidadania LGBTI+ da Baixada Litorânea realiza atendimento desde o município de Saquarema até Macaé, com uma equipe formada por advogada, psicóloga e assistente social.



O que é


A LGBTIfobia pode ser definida como o preconceito, a discriminação, a rejeição, o medo, a aversão ou o ódio contra pessoas LGBTI+ simplesmente por elas terem uma orientação sexual, uma identidade de gênero ou ainda um sexo diferente daquele padrão que as pessoas estão acostumadas. Este tipo de comportamento hostiliza e rejeita todos aqueles que não seguem a heterossexualidade, levando a manifestação da LGBTIfobia de diversas maneiras e, em sua forma mais grave, resultando em agressões verbais, físicas e até em assassinato.


Programação:


Dias 18 e 19/05 - Jornada Formativa para os profissionais e servidores da Secretaria de Saúde, no auditório do Centro de Especialidade Dona Alba. A capacitação será realizada das 9h às 12h e das 14h às 17h, nos dois dias.


Serviço:


A Coordenadoria de Políticas de Acesso e Gênero fica localizada na Avenida Lacerda Agostinho, 477, na Virgem Santa. Telefones: (22) 2759-1253 e (22) 99205-9305. E-mail: coordenadoriadeacessogenero@macae.rj.gov.br


A sede do Centro de Cidadania LGBTI+ Baixada Litorânea fica na Rua José Pinto de Macedo, s/nº, no bairro Prainha, em Arraial do Cabo. Telefones: (22) 98866-0772 e (22) 98158-0433.


Disque Cidadania e Direitos Humanos: 0800-0234567


* Jornalista: Liliane Barboza \ Fotos: Bruno Campos \ Comunicação Macaé


Patrocinado:



Passando pra avisar que estamos com:


10% OFF NAS RAÇÕES MUST DE CÃES E GATOS


10% OFF COOKIES PREMIER E GOLDEN


15% OFF COOKIES BISCROK


Peça já a comidinha do seu Pet. 🐾


Promoção válida enquanto durar o estoque!! 🤩


Realizamos entregas - Confirme os bairros no link abaixo. 🛻🛵


https://api.whatsapp.com/send?phone=5522999090434



9 visualizações0 comentário
bottom of page