top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Dia da Visibilidade Trans é lembrado em Macaé

As atividades foram realizadas nesta segunda-feira (29)


O Centro de Referência do Adolescente (CRA) realizou uma programação especial alusiva ao Dia da Visibilidade Trans (lembrado nesta segunda-feira, 29 de janeiro). A Secretária Adjunta de Atenção Básica, Natália Antunes, e o médico Quéfrem Vieira, que atua no ambulatório LGBTQIA+ do Centro de Especialidades Médicas Dona Alba, participaram de um bate-papo com os adolescentes na sede do CRA.


"É necessário pensar nesse público. O momento mais crucial é justamente a adolescência. Eles precisam ser abraçados nessa hora. Tivemos alguns avanços nessa área, mas precisamos de mais. Muitos, quando se identificam, passam por adversidades. Visibilizando isso, conseguimos implementar políticas de saúde mais assertivas", disse Natália Antunes.



Quéfrem revelou que a maior parte do atendimento no ambulatório em que atua é da população trans. "Cerca de 90% se identificam como pessoas trans. Além de dois médicos, temos um psicólogo e uma assistente social. Há uma demanda social muito grande desta população. Aos poucos vamos desconstruindo o preconceito que a sociedade carrega, ampliando a nossa mente e entendendo todas as possibilidades de existência", pontuou.


"É um público que cresce, com uma pauta legítima. A ideia é que todos tenham os direitos sociais assegurados", afirmou a coordenadora do CRA, Monique Rangel.



O Dia da Visibilidade Trans foi escolhido desde 2004. A data busca promover reflexões sobre o respeito à identidade de gênero e à orientação sexual, garantir fácil acesso do sistema para que essas pessoas utilizem seu nome social, assegurar tratamentos de saúde e acompanhamento de seus processos de transição de gênero, promoção de políticas públicas para a inserção de no mercado de trabalho, entre outras iniciativas.


O CRA é especializado em receber adolescentes de 10 a 19 anos e familiares, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O endereço é Rua 29 de Julho, 29, na Imbetiba. O telefone de contato é (22) 2796-1059. A unidade conta com atendimentos médicos em especialidades como ginecologia, dermatologia, clínica geral, psiquiatria, além de nutrição, psicologia, fisioterapia, serviço social, terapia ocupacional e grupos socioeducativos.




* Comunicação Macaé / Fotos: Bruno Campos


Divulgação:


Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ


3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page