top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Dia D: Campanha é realizada com tema dez minutos contra a dengue


Macaé esteve à frente neste sábado (2) da campanha Dia D de combate à dengue, com a finalidade da população destinar 10 minutos dos sábados para controlar o avanço dos focos do mosquito Aedes aegypti.



Foram realizadas, diversas ações como ; orientações em unidades de saúde nas áreas do

Lagomar e Engenho da Praia, orientação em vias públicas , visita domiciliar, atendimento às dúvidas e solicitações quanto ao tema e atividades específicas com crianças. Na Unidade de Pronto Atendimento (UPA Barra) e Feirinha da Roça ao lado do Supermercado Extra foram montadas tendas informativas.



O objetivo do Dia D é reforçar as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito, com o tema ‘10 minutos contra a dengue’. A programação visa à união de esforços entre poder público, profissionais de saúde e a comunidade para controlar a dengue e garantir a saúde da população.



Na Feirinha da Roça, por exemplo, a ação iniciada às 6h atraiu crianças e adultos na tenda que contou com distribuição de material informativo, conversa sobre os cuidados com a dengue com produtores rurais e consumidores, além de observação da larva do Aedes Aegypti, através de microscópio. A pequena Isabela França, de 8 anos, fez questão de prestar atenção nas orientações da equipe. Acompanhada pelos pais e pela irmã caçula, a estudante comentou que não quer ter dengue.



“Quero ajudar a olhar a casa e o bairro em que moro para não ter o mosquito transmissor da dengue”, falou.Já a dona de casa Aparecida da Cunha disse que frequenta a feira e que a tenda foi importante. “ Todos têm que fazer a sua parte e se conscientizar. Essa dengue não é brincadeira, não”, contou



A mobilização nacional para o Dia D de combate também aconteceu na avenida Evaldo Costa (Visconde de Araújo), Shopping Plaza Macaé e Colégio Municipalizado Coquinho (Praia Campista). Na lista também estão os bairros Jardim Santo Antônio, que recebeu visita domiciliar e recuperação dos imóveis fechados, além da Virgem Santa com distribuição de material informativo, registros de solicitações e orientações. Outros pontos foram Pronto de Socorro do Aeroporto, Unidade de Pronto Atendimento (UPA Barra), UBS Lagomar e Hospital Público Municipal da Serra (HPMS Trapiche).



O Dia D combate à dengue também foi realizado durante o projeto 'Sábado com Mais Saúde', que ocorreu nas ESF Engenho da Praia, ESF Jardim Franco, ESF Lagomar A/D, ESF Lagomar B/C e UBS Lagomar. Em visita às unidades, neste sábado, a Secretaria Municipal Adjunta de Atenção Básica. Natália Antunes explicou que esta campanha é fruto da união de esforços do poder público com a população.




“As ações continuarão, mas cada um tem que fazer sua parte. Temos o registro que em Macaé 95% dos criadouros dos mosquitos estão em residências. A prevenção e o combate são primordiais”, ressaltou.




Com entrega de material e atividades lúdicas, a , ESF Lagomar atraiu moradores que levaram a garotada para saber mais a respeito do combate ao mosquito transmissor. Alana Victória Simas foi com a mãe Marinalva Simas e recebeu cartilhas, dicas e até atividades com pintura.



“Tive pessoas na família com dengue e repasso para meus filhos a importância dos cuidados com o mosquito. Esse Dia D é importante”, falou.



Para intensificar o combate à dengue e outras doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, equipes intensificaram vistorias em imóveis, terrenos baldios e comércios em busca de recipientes que acumulem água parada, como pneus, garrafas e vasos de plantas.. A Prefeitura de Macaé continuará com frentes de trabalho voltadas ao combate da doença.


* Texto: Jornalista Joice Trindade / Fotos: Divulgação / Comunicação Macaé.


Divulgação:


Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ


2 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page