top of page
  • Jornal Esporte e Saúde

Defesa Civil encerra em Macaé cadastro de famílias nos bairros



A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal Adjunta de Defesa Civil, encerrou, neste domingo (11), em Nova Esperança, os atendimentos nos bairros para identificar as famílias atingidas pelas últimas chuvas. A programação começou na quarta-feira (7) e permitirá saber quantos são os afetados e o que precisam, além do que já está sendo feito, contribuindo como base para as ações do governo municipal.

O prefeito Welberth Rezende criou o Gabinete Municipal de Gerenciamento de Crise (GMGC), instituído pelo Decreto nº 265/2022, no dia 1º deste mês, para intensificar as ações em andamento da força-tarefa que reúne o trabalho integrado de várias secretarias municipais. Desde o início das chuvas intensas, o município tem trabalhado no enfrentamento aos impactos da chuva a fim de garantir assistência e segurança à população. A cidade ficou em estado de alerta máximo com pontos críticos sendo monitorados o tempo todo e os atendimentos aos moradores não pararam.

Durante cinco dias, técnicos da prefeitura foram para os bairros ouvir as famílias e constatar a real situação pós-chuva. As ocorrências foram realizadas nas localidades do Novo Botafogo, Ilha Leocádia, Malvinas e Rio Novo, no dia 7; Novo Mundo, Águas Maravilhosas e Virgem Santa, dia 8; Aroeira, dia 9; Ajuda de Baixo e Aterrado do Imburo, dia 10; finalizando no Bairro Nova Esperança, neste domingo (11). As famílias que tiveram as suas casas alagadas estão mantidas em um abrigo temporário.

O Gabinete de Gerenciamento de Crise reúne as secretarias de Defesa Civil; Infraestrutura/Obras/Habitação/Serviços Públicos; Mobilidade Urbana; Saúde; Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade; Educação; Ambiente, Sustentabilidade e Proteção Animal; Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda; Ordem Pública; Agroeconomia; Procuradoria Geral do Município; Chefia de Gabinete do Prefeito; e Secretaria Municipal Adjunta de Comunicação.

Ações realizadas Para reduzir os riscos de novos alagamentos, a prefeitura investe na macrodrenagem. O prefeito anunciou que nova rede de drenagem será instalada e ampliada a capacidade de operação do sistema de bombas, que garante o escoamento das águas das chuvas para o Rio Macaé. Durante as chuvas, as bombas que compõem o sistema de macrodrenagem ficaram em funcionamento 24 horas, promovendo o escoamento das águas que se acumularam na região central e em bairros como Visconde de Araújo, Miramar, Campo D’Oeste, Novo Horizonte, Sol Y Mar e Riviera Fluminense. Equipes da Mobilidade Urbana atuaram na interdição dos principais pontos de alagamento, efetuando o controle do trânsito. O trabalho não parou na cidade e na serra. A Secretaria Adjunta de Interior montou várias frentes de atuação na região serrana com homens e máquinas trabalhando também dia e noite. Na sede do município, a Secretaria de Serviços Públicos reforçou as ações que são realizadas diariamente, como limpeza, desobstrução de grades de ralos e bueiros, varrição, raspagem das vias e outras. A Secretaria de Desenvolvimento Social implementou a campanha de arrecadação de donativos para as famílias atingidas. A Defesa Civil realiza, diariamente, o monitoramento da previsão de chuvas. O secretário Joseferson de Jesus informa que quem precisar fazer ocorrência pode entrar em contato através do telefone 199 ou pelo WhatsApp da Defesa Civil: (22) 98813.8298.

* Jornalista: Elis Regina Nuffer / fotos: Divulgação /Comunicação Macaé


Divulgação:


Macaé - RJ



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé - RJ


3 visualizações0 comentário
bottom of page