top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

CULTURA DE TRAJANO NA ROTA DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO E DA MEMÓRIA COMO FOCO O TURISMO



A cultura e a memória de Trajano de Moraes dão outro salto em direção ao conhecimento e à divulgação. Tudo por conta de uma parceria da prefeitura com a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, por intermédio do Sistema Estadual de Museus (SIM-RJ). É que através desta iniciativa, foi possível realizar capacitações em museologia no município. A iniciativa capacitou estudantes e funcionários. O prefeito Rodrigo Viana esteve no fechamento do encontro que aconteceu na Fazenda Olaria, em Barra dos Passos.



“Tive a satisfação de participar da conclusão da Oficina Técnica de capacitação Superintendência de Museus, promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado do Rio de Janeiro. Durante dois dias foram apresentados aos participantes a ementa da Oficina de Plano Museológico que será ministrada em nossa amada Trajano de Moraes. Quero agradecer a Superintendente de Museus – Lucienne Figueiredo e a todos os envolvidos por mais esse passo importante para a cultura de nosso município”, disse o prefeito.



A oficina aplicada teve como foco estimular o aperfeiçoamento, a ampliação e a consolidação do campo museológico estadual, mediante capacitação profissional e qualificação institucional. Trajano de Moraes é uma cidade rica em história, e por isso é fácil de ser inserida na rota do turismo de nosso estado. É um evento de grande relevância para Trajano de Moraes e toda a região, pois, em tempos de recursos escassos, a captação de recursos externos surge como uma alternativa de fomento ao fortalecimento da política pública cultural.



O programa de capacitação tem como objetivo levar formação técnica a profissionais de Museologia que cuidam de espaços de memória nas diversas cidades do estado. Cada oficina atende de 10 a 40 profissionais. Elas seguem atividades da vida cotidiana desses profissionais como plano museológico, elaboração de projetos, capacitação, prestação de contas e manutenção de acervos.



“O programa de capacitação para profissionais de museus foi pensado com a equipe da superintendência para atender uma lacuna dos profissionais desta área em todo o território do estado. As oficinas são ministradas pelos técnicos da superintendência. Trabalhamos com a prata da casa, da melhor qualidade. Estou muito feliz por estar realizando a oficina de Plano Museológico, em Trajano de Moraes”, comentou Lucienne Figueiredo dos Santos, superintendente de Museus da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.


* Assessoria de Comunicação - Ascom / Douglas Smmithy / Fotos: Douglas Smmithy / Prefeitura de Trajano de Moraes.


2 visualizações0 comentário
bottom of page