top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Cultura abre pontos para inscrição na V Conferência


As inscrições remotas devem ser feitas até o dia 10 de setembro / foto arte: Reprodução


Dois pontos presenciais foram colocados à disposição dos fazedores de cultura do município para inscrição na V Conferência Municipal de Cultura de Macaé. O objetivo da Secretaria de Cultura é estimular a participação social no evento. Na conferência, serão debatidas políticas culturais nacionais e regionais, em seus aspectos de gestão, cidadania, produção simbólica e memória.


Os pontos para inscrição presencial são: Colégio Municipal Professora Maria Isabel Damasceno Simão, localizado na rua Francisco Portela, 410, Centro da cidade, e o Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, na rua Conde de Araruama, 248, também no Centro. A Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart) está funcionando provisoriamente no Colégio Maria Isabel, porque sua sede, no Centro Macaé de Cultura, está sendo reformada.


"Entendemos que assim podemos ajudar as pessoas que têm dificuldades na Internet", disse a presidente da V Conferência de Cultura, Conceição de Maria Rosa.


As inscrições remotas devem ser feitas até o dia 10 de setembro, por meio de preenchimento de formulário online no link: https://forms.gle/38WFxhy9N24hDMyB8 (disponível no Portal da Prefeitura de Macaé). Pessoas físicas maiores de 16 anos de idade e ligadas à gestão e a atividades culturais estão aptas a se inscreverem. Os inscritos precisarão se credenciar presencialmente em um dos dois dias da conferência para participar dos debates, ter direito à voz e a voto e receber comprovante de participação.


A conferência com o tema ‘Democracia e Direito à Cultura’ será realizada, nos dias 15 e 16 de setembro, na Cidade Universitária, no bairro Granja dos Cavaleiros. Ela é uma etapa preparatória para a V Conferência Estadual de Cultura e IV Conferência Nacional de Cultura. No segundo dia do evento, serão eleitos delegados de Macaé (dois terços, representantes da sociedade civil, e um terço, do poder público) para participação na conferência estadual. O Regimento Interno foi publicado, na última sexta-feira (25), no Diário Oficial de Macaé.


Programação


15/09 (sexta-feira), das 17h às 21h30: Às 18h, credenciamento presencial por meio de formulário; às 18h30, apresentação artística da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart); às 19h30, abertura oficial, com participação do Prefeito Welberth Rezende; do secretário Municipal de Cultura; da presidente da Comissão da V Conferência Municipal de Cultura; do presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Macaé, Rubens Gonçalves Almeida Pereira, da presidente da Conferência Estadual e de representantes do Ministério da Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa. Na abertura, será apresentada a Comissão Organizadora e aprovado o Regimento Interno. Das 20h30 às 21h30, haverá palestra sobre o Sistema Nacional de Cultura.


16/09 (sábado), das 8h às 10h: Às 8h, credenciamento presencial por meio de formulário; às 8h30, apresentação artística da Emart; às 10h, leitura do Plano Municipal de Cultura de Macaé; às 13h, formação dos grupos de discussões. Às 14h, haverá apresentação artística da Emart; às 14h15, inicia-se a plenária para apresentação das teses dos grupos de discussão. Às 16h15, acontece a plenária para votação e consolidação das propostas, seguida, às 18h, da escolha dos delegados que representarão Macaé na V Conferência Estadual de Cultura. A partir das 19h, acontecerão as discussões e votações das propostas.


* Jornalista: Andréa Lisboa / Comunicação Macaé


Divulgação:





8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page