• Jornal Esporte e Saúde

Cras Lagomar faz atendimento recorde com menos de um mês de inaugurado



Com mais de 20 dias de funcionamento, o Cras do Lagomar bate recorde em atendimento. Desde a sua inauguração no último dia 31, até agora, cerca de 900 pessoas procuraram obter informações sobre os serviços oferecidos naquele Centro de Referência da Assistência Social, o que significa 2,57 por cento de uma população formada por mais de 35 mil pessoas em sua área de abrangência – os bairros Lagomar, Engenho da Praia e Assentamentos Celso Daniel, Oswaldo de Oliveira e Edson Nogueira.


Com uma super população ao seu redor, o Cras do Lagomar, ligado à secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA), tem a responsabilidade social de ofertar serviços continuados de Proteção Básica Social às famílias, grupos e indivíduos em situação de vulnerabilidade social. “Nosso objetivo é ampliar a rede de assistência à população, garantindo que essas unidades de referência estejam próximas da casa das pessoas que mais precisam do nosso acolhimento”, destacou o secretário de Desenvolvimento Social, Fabrício Afonso.


Segundo a coordenadora do Cras Lagomar, Orcilea Baeta, desse universo, 85 pessoas foram encaminhadas para inclusão e 46 para atualização cadastral no CadÚnico, quatro foram encaminhadas para o BPC - Benefício de Prestação Continuada (da Lei Orgânica da Assistência Social - LOAS) que garante um salário mínimo por mês a pessoa com deficiência que tenham renda familiar de até um quarto do salário mínimo por pessoa, e 93 tiveram atendimento técnico (assistente social).


Ela explicou que nos últimos dias, o corpo técnico do Cras Lagomar repassou informações acerca do Auxílio Brasil (Governo Federal), ticket alimentação (cartão Petrobras) e outros benefícios. “Recebemos ainda, visitas de alguns técnicos que fazem parte da rede de saúde (UPA) e representantes da associação de moradores do Bairro Lagomar”, ressaltou.

O Cras do Lagomar é a oitava unidade pública a concretizar o direito socioassistencial do cidadão. As outras sete unidades estão localizadas nos bairros do Botafogo, Barra, Aroeira, Parque Aeroporto, Nova Esperança, Serra e Novo Visconde.

Serviço: Cras Lagomar


Endereço: Avenida dos Bandeirantes (antiga Avenida Três), ao lado da UPA.

Área de abrangência: Bairros do Lagomar, Engenho da Praia e os Assentamentos de Macaé.

Dia e horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e 13h às 17h.


* Lourdes Acosta \ Jornalista Profissional \ Comunicação SDSDHA \ Comunicação Desenvolvimento Social.




6 visualizações0 comentário