• Jornal Esporte e Saúde

Covid: começa em Macaé nesta quinta-feira vacinação de idosos


Sábado é o Dia D de vacinação contra a Covid-19 para idosos acima de 85 anos

Foto: Arte/reprodução internet


Começa nesta quinta-feira (18) a vacinação de idosos com idade acima de 85 anos contra a Covid-19. A imunização ocorre até o dia D, no sábado (20). A Secretaria de Saúde preparou um cronograma que irá atender os moradores inclusive na modalidade drive thru. Os pontos de vacinação funcionarão das 8h às 12h.


A Secretaria de Saúde vem seguindo as orientações do Plano Nacional de Imunização e a meta do órgão é vacinar, nestes três dias, 1.150 idosos nessa faixa etária. A campanha de vacinação contra a Covid-19 teve início em janeiro e o município recebeu da Secretaria de Estado de Saúde doses das vacinas Coronavac e AstraZeneca/Oxford.


Funcionarão como postos fixos, nos dias 18 e 19: Cidade Universitária; Centro de Convenções e Escola Municipal José Augusto Abreu (antiga Casa da Criança). Na serra, os locais serão Hospital Público da Serra, no Trapiche e ESF do Sana.


Já no sábado (20), a aplicação da vacina acontecerá no sistema drive thru, no Centro de Especialidades Dona Alba, no Centro, e no Centro de Convenções Jornalista Roberto Marinho, no Barreto, também de 8 às 12 horas.


- Cadastro


Para facilitar o atendimento e evitar aglomerações no momento da vacinação, a prefeitura disponibilizou na última semana o sistema de pré-cadastro online para a vacinação contra a Covid-19. O cadastro prévio pode ser realizado no link: https://vacina.macae.rj.gov.br/.


Quem não fizer o cadastro online poderá fazer antes de receber a vacina. Cada polo de imunização vai contar com uma equipe da Secretaria de Saúde para realizar o procedimento, o que pode tornar o atendimento mais demorado.


Os idosos que fizerem o cadastro antecipado devem levar, no dia da vacinação, comprovante de residência e documento de identidade com foto. Para aqueles que optarem por realizar o cadastro no polo fixo, além da documentação citada, é obrigatória, também, a apresentação do CPF. É importante frisar que idosos que não possuem comprovante de residência podem levar uma declaração do proprietário do imóvel no qual ele reside.


Idosos acamados ou restritos cadastrados na ESF receberão a dose em domicílio de forma automática entre os três dias destinados a esse público. Já os que não possuem cadastro, é necessário que seja feito o procedimento no site da prefeitura de Macaé ou que algum familiar possa ir até um dos polos fixos de imunização para realizar o cadastro, pois, somente dessa forma, a Secretaria de Saúde terá os dados do idoso para proceder com a imunização.


* http://www.macae.rj.gov.br/.


Patrocinado:




34 visualizações0 comentário