• Jornal Esporte e Saúde

Covid-19: prefeitura de Macaé prossegue com vacinação para idosos de 78 anos nesta quarta



A Prefeitura de Macaé segue até sexta-feira (19) com a vacinação contra a Covid-19 para idosos a partir de 77 anos. A ação acontece de forma gradual e as doses aplicadas nesta semana correspondem a primeira dose. Estão disponíveis 13 postos fixos, em diversos pontos do município, e um na modalidade drive thru, na Cidade Universitária. Na sexta-feira (19), a vacinação será somente na Cidade Universitária na modalidade drive thru.



O aposentado Dídimo de Siqueira, 79 anos, esteve nesta manhã no posto drive thru montado na Cidade Universitária e falou de sua preocupação com a doença, principalmente depois de três pessoas da família serem contaminadas com o coronavírus. "Temos que acreditar na ciência e a vacina neste momento é no que podemos e devemos confiar. A Covid-19 não é brincadeira, a minha esposa ficou doente e ainda tem sequelas", contou.



Acompanhada das filhas, Maria Rodrigues Miranda estava ansiosa para que chegasse o seu dia. "Ela nem dormiu direito essa noite. O bom que chegamos aqui e encontramos tudo bem organizado, o atendimento rápido e a equipe muito atenciosa", elogiaram Maria Miranda e Vanderli Miranda.



A secretária de Saúde, Liciane Furtado, lembra que outro fator importante para agilizar o atendimento no momento da vacina, é que o idoso esteja com o comprovante do pré-cadastro em mãos. "O pré-cadastro pode ser feito no Portal da prefeitura. Junto com o código impresso, é necessário levar documento de identidade com foto e comprovante de endereço", explicou.


Vacinação por faixa etária - Na quarta-feira (17), serão imunizados os idosos com idade de 78 anos e, na quinta (18) e sexta-feira (19), os de 77 anos. Os idosos na faixa etária acima de 80 anos, que ainda não receberam a primeira dose da vacina contra Covid-19, também podem procurar uma das unidades de vacinação.


Idosos acamados – Os idosos acamados ou restritos estão recebendo a equipe volante desde o último dia 5. Os cadastrados na Estratégia Saúde da Família (ESF) receberão a dose em domicílio de forma automática. Já os que não possuem cadastro ou moram em áreas onde não há unidade da ESF, é necessário que seja feito o procedimento no site da Prefeitura de Macaé, pois, somente dessa forma, a Secretaria de Saúde terá os dados do idoso para proceder com a imunização.


Segunda dose - Os idosos com idade acima de 85 anos, que não foram receber a segunda dose da vacina contra Covid-19, devem procurar a Casa da Vacina, de segunda a sexta-feira, de 13h30 às 17h. Não deixe de levar o comprovante de vacinação da primeira dose e documento de identificação com foto. A Casa da Vacina funciona na rua Antero Perlingeiro, 79, no Centro.



Dias e locais de vacinação: 16/03 - idosos com 79 anos 17/03 - idosos com 78 anos 18/03 - idosos com 77 anos Posto Drive thru - Cidade Universitária; Unidades da Estratégia Saúde da Família nos bairros: Praia Campista, Imbetiba, Visconde, Fronteira, Lagomar A/D e Botafogo; Unidades da Estratégia Saúde da Família da região serrana: Glicério, Sana, Frade, Córrego do Ouro, Bicuda, Areia Branca, Hospital Público Municipal da Serra, em Trapiche. 19/03 - idosos acima de 77 anos

Somente Posto - Drive thru - Cidade Universitária

* Jornalista:Genimarta Oliveira \ Fotos: Ana Chaffin.

Prefeitura de Macaé\Secretaria de Comunicação Social\Coordenadoria de Jornalismo.


Patrocinado:








17 visualizações0 comentário