top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Indústrias do Norte e Noroeste vencem Prêmio Firjan de Sustentabilidade 2023

Copapa, de Santo Antônio de Pádua, e Schlumberger, com sede em Macaé, foi premiadas


Foto: Divulgação


Oito empresas fluminenses são as mais novas ganhadoras do Prêmio Firjan de Sustentabilidade – duas delas nas regiões Norte e Noroeste Fluminense. O anúncio oficial dos vencedores, que neste ano contou com 59 projetos concorrentes, ocorreu durante o Rio Construção Summit, com a participação dos finalistas, do 1º vice-presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano e do 2º vice-presidente, Carlos Erane de Aguiar, e do vice-presidente e presidente da Firjan Noroeste, José Magno Vargas Hoffmann. A solenidade contou ainda com palestra magna do economista e ambientalista Sergio Besserman Vianna, presidente do Instituto de Pesquisa Jardim Botânico.

Entre os agraciados estão a Schlumberger Serviços de Petróleo (SLB), com sede em Macaé, no Norte do Rio, vencedora na categoria “Mudança do Clima e Eficiência Climática”, pelo projeto “Por um planeta equilibrado: Reduzindo as Emissões de Gases de Efeito Estufa com Eficiência Energética”. A empresa vem implementando ações que vem diminuindo a emissão de gases de efeito estufa e aumentando a geração de energia renovável.

“A região vive um boom de projetos em energia renovável, e iniciativas como esta devem ser louvadas e replicadas. O mercado de petróleo é e continuará sendo muito importante para a economia do país e da região, e a transição energética é uma agenda igualmente importante”, disse o presidente da Firjan Norte Fluminense, Francisco Roberto de Siqueira.

Outra agraciada foi a Copapa, fábrica de papéis sanitários de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, que recebeu Menção Honrosa pelo Programa Copapa +, que reúne uma série de projetos focados em soluções sustentáveis.

“É um grande orgulho termos uma fábrica como a Copapa em nossa região. Este troféu se junta a uma série de prêmios que a empresa recebeu nos últimos anos, sempre focados na sustentabilidade. Além de ser uma das grandes geradoras de empregos da região, há ainda o cuidado com o meio ambiente”, destacou o presidente da Firjan Noroeste, José Magno Vargas Hoffmann, que fez a entrega do prêmio ao representante da empresa durante o Rio Construção Summit.

O Prêmio Firjan de Sustentabilidade reconhece as iniciativas que se destacam no estado do Rio em prol da sustentabilidade, que conciliam as atividades produtivas com a proteção ambiental, equilíbrio econômico e responsabilidade social. Desde 2013, o Prêmio recebeu 624 projetos, nas categorias “Água e Efluentes”; “Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos”; “Mudanças Climáticas e Eficiência Energética”; “Resíduos Sólidos”, “Gestão de Impacto e Investimento Social”; e “Estratégias para Engajamento e Promoção da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

“O propósito da Firjan é reconhecer publicamente ações bem-sucedidas desenvolvidas por empresas e instituições fluminenses. Queremos divulgar e motivar melhores práticas, que envolvam o aprimoramento dos processos produtivos industriais, projetos socioambientais e iniciativas de cunho sustentável”, destaca Isaac Plachta, presidente do Conselho Empresarial de Meio Ambiente da federação.

Também participaram da cerimônia Carla Pinheiro, diretora da Firjan e presidente do Conselho Empresarial de Mulheres; Ricardo Guadagnin, presidente da Firjan Leste; Roberto Leverone, presidente da Firjan Caxias e Região; e José Magno Hoffmann, presidente da Firjan Noroeste.

Conheça os demais projetos vencedores em cada categoria:

ÁGUA E EFLUENTES

Projeto: Sistema de Tratamento e Reaproveitamento de Águas no Porto Sudeste do Brasil

Empresa: Porto Sudeste do Brasil

BIODIVERSIDADE E SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS

Projeto: Parque Orla Piratininga Alfredo Sirkis

Empresa: Prefeitura de Niterói

RESÍDUOS SÓLIDOS

Projeto Brick: inovação disruptiva para tratamento de resíduo cosmético

Empresa: L'Oréal Brasil Pesquisa e Inovação

GESTÃO DE IMPACTO E INVESTIMENTO SOCIAL

Projeto: Empreendimento Social Madre Frutos - Nutrição, Emprego, Empoderamento Feminino e Manejo Sustentável de Jaqueiras na Baixada Fluminense

Empresa: Madre Frutos

ESTRATÉGIAS PARA ENGAJAMENTO E PROMOÇÃO DA AGENDA 2030 DOS OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Projeto: Impacta ODS

Empresa: Porto Sudeste do Brasil

MENÇÃO HONROSA

Projeto: Guanabara Verde

Empresa: OceanPact Serviços Marítimos


A próxima edição do Prêmio Firjan de Sustentabilidade tem previsão de lançamento para março de 2024.


* Felipe Sáles / Assessor de Imprensa / Gerência de Imprensa e Conteúdo (GIM)

Firjan Norte e Noroeste Fluminense


3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page