• Jornal Esporte e Saúde

Consciência Negra: literatura afro-brasileira é debate no Solar dos Mellos



Literatura afro-brasileira foi tema do projeto Café Literário desta quarta-feira (23), no Solar dos Mellos. O evento contou com palestras e lançamento dos livros "Educação das Relações Raciais no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico" e "Negritude, Poderes e Heroísmos", com estudos sobre representações e imaginários nas histórias em quadrinho. A programação faz parte das comemorações em alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

"A minha fala procura ressaltar a reflexão da importância da literatura afro-brasileira como lugar de recuperação da memória e inscrição de caminhos do combate às perversas e diversas facetas do racismo no Brasil. Acredito que a construção literária é mais que alento, é um alerta. Vamos pensar nas relações étnicas e suas fraturas no corpo da nação brasileira, uma pauta urgente na agenda brasileira. Sou professor e minhas incursões na pesquisa e na atuação da sala de aula faz parte de uma perspectiva antirracista, libertaria e decolonial, subvertendo as sequelas deixadas pelos séculos de colonização. Nossos passos vêm de longe, é preciso respeitar", destacou Pedro Dorneles.

Dorneles é professor de Literatura e de Língua Portuguesa; doutorando em Literatura Comparada e mestre em Literatura Brasileira e Teoria Literária pela Universidade Federal Fluminense (UFF/Niterói).

A programação também contou com a participação do doutor em Memória Social e mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UniRio), Jorge Luís Rodrigues, e um dos autores do livro ‘Educação das Relações Raciais no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico’. Na ocasião, Jorge também ministrou a palestra ‘Negritude entre pontes: a realidade negra em Macaé’, além de lançar os livros "Educação das Relações Raciais no Ensino Básico, Técnico e Tecnológico", com textos de pesquisas, estudos e relatos de experiências apresentados na Sessão Temática “Educação das Relações Raciais e Ações A firmativas na Educação Básica, Técnica e Tecnológica”, no III Congresso de Pesquisadoras/es Negras/os da Região Sudeste, evento bianual organizado desde 2015 pela Associação Brasileira de Pesquisadoras/es Negras/os. Já o livro "Negritude, Poderes e Heroísmos" propõe uma cartografia acerca de políticas de representação e configuração de imaginários, observando práticas de significação e composições estéticas que, ainda hoje, persistem e enclausuram personagens negros e negras. Para tal, os autores reuniram alguns super-heróis e super-heroínas que, entre suas vivências didáticas e perspectivas epistemológicas, entendem a urgência de textualidades que decifrem ou denunciem estereótipos.

"O livro é uma produção coletiva do Observatório Carioca de Histórias em Quadrinhos, que se articula entre propostas didáticas e metodológicas, com pesquisadores de diferentes partes do Brasil. Um dos projetos do Observatório é o África em Quadrinhos, que discute identidade e representação nas histórias em quadrinhos com foco no continente africano e nas relações África-Brasil", pontuou Jorge Luís. O Curta no Museu encerra a programação na quarta-feira (30), com a exibição, às 19h, do documentário experimental ‘Pontes’, seguida de roda de conversa mediada pelo produtor cultural, Hélder Santana. O Solar dos Mellos está localizado na rua Conde de Araruama, 248, Centro.

* Jornalista: Julie Silveira / Fotos: Maurício Porão / Comunicação Macaé


Divulgação:



O NexGard é um antipulgas e carrapatos via oral que protege o seu cachorro a partir de seis horas após a administração. Ele pode ser dado para cães adultos e filhotes acima de oito semanas de idade (dois meses de vida). Sua eficácia dura 30 dias e é facilmente aceito pelos pets, já que o antipulgas NexGard é altamente palatável.


Corra pra loja, ou faça o seu pedido via WhatsApp.


📌 Estamos localizados na Rua Doutor Luiz Bellegard, 165, Imbetiba, Macaé-RJ.

Em frente a Policlínica.


📲 https://api.whatsapp.com/send?phone=5522999090434


Siga a gente no Instagram

https://www.instagram.com/petcompany.macae/




Macaé - RJ



Bolos a pronta entrega: Laranja / Cenoura / Chocolate

2 visualizações0 comentário