top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Confraternização natalina reúne usuários da Pousada da Cidadania

Atualizado: 22 de dez. de 2023


Com a proximidade do Natal, que celebra o nascimento do menino Jesus, como época propícia à socialização, a Pousada da Cidadania promoveu, nesta terça-feira (19), sua confraternização natalina. Mantida pela secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA), abriga cerca de 50 usuários - pessoas que se encontravam em situação de rua e ou/ migrantes que chegam a Macaé em busca de trabalho e de uma vida melhor.



A tarde festiva contou com a presença de todos os usuários, dos funcionários, do coordenador, Alanderson de Souza e de amigos do equipamento. Música de época, alegria, caraoquê e o tradicional “amigo oculto” fizeram parte do evento. Durante a abertura, o coordenador da Pousada disse que tudo foi preparado com muito carinho para a interação entre todos. “Todas as pessoas aqui acolhidas têm em suas histórias de vida, perdas, lutas e buscam superação. Então, este é um momento de descontração, diversão e interação para celebrarmos a vida”, pontuou.


José Neto, coordenador do Cras Aeroporto, representou a secretária de Desenvolvimento Social, Sabrina Nunes, no evento. Ele achou muito importante o trabalho humanizado que a Pousada da Cidadania desenvolve com as pessoas em situação de rua.




- Nossa secretária não pode vir por estar em reunião com o Ministério Público e o nosso prefeito em visitação a obras como a instalação das vigas de sustentação da Ponte da Barra. Então, estamos aqui para ver de perto esse tratamento que hoje culmina numa confraternização natalina. É muito importante o trabalho humanizado que a Pousada desenvolve. É um trabalho bonito, porque você sente o amor e o carinho que é passado pela equipe, e, no olhar dos acolhidos o sentimento de gratidão por esse tratamento, porque a Pousada é uma porta de entrada, mas também de saída para novas oportunidades e ao convívio social. Fico muito feliz em representar o poder público e poder contribuir com essa festa fraterna dos funcionários e usuários da Pousada da Cidadania – ressaltou Neto.


Para a assistente social, Eliane Lopes, que convive diariamente com os usuários da instituição de acolhimento, a confraternização natalina é um momento único.


- Este é um momento em que todos nós funcionários e coordenação oferecemos um dia diferente para quem está em situação de rua, para que os nossos usuários tenham um Natal como se estivessem em casa. Nós nos reunimos e conseguimos a tradicional rabanada, o panetone, frutas e tantos outros itens que estão numa ceia natalina. Fazemos ainda, o amigo oculto com a participação de todos transformando esta ocasião do nascimento de Jesus num momento especial, fraterno e que fica em nossos corações – explicou.


A Pousada – É um abrigo temporário, que oferece aos seus usuários uma atenção especializada de assistência social, psicologia, enfermagem e encaminhamentos para as Redes de saúde e educação, documentação, entre outros, visando resgatar os vínculos familiares e sociais, bem como desenvolver o processo de autonomia e qualificação para o mundo do trabalho.


Serviço


A Pousada da Cidadania fica localizada na Rua Orlando Tardelli, nº 206 – Parque Bela Vista, próximo ao Campo D’Oeste.Horário de Atendimento: todos os dias, 24h por dia.


* Lourdes Acosta / Jornalista Profissional



2 visualizações0 comentário
bottom of page