top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

CONECTA UERJ-RIO: VI Seminário de Integração Regional recebe gestores de todo o Estado


A iniciativa é da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para apoiar os municípios através da identificação de oportunidades de novos projetos


O Seminário de Integração CONECTA UERJ-RIO aconteceu nesta segunda-feira (11) em Macaé, na Cidade Universitária e reuniu dezenas de autoridades e gestores públicos de várias cidades do Norte e Noroeste do Estado do Rio de Janeiro. A iniciativa é da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para apoiar os municípios através da identificação de oportunidades de novos projetos voltados para soluções nas mais diversas áreas de gestão.



Compondo a mesa para a cerimônia de abertura estiveram presentes as autoridades: Dr. Ronaldo Damião, diretor geral do Hospital Universitário Pedro Ernesto, representando a Reitoria da UERJ; o Prefeito de Macaé em exercício, Célio Chapeta; o Diretor do Centro de Estudos Estratégicos e Desenvolvimento (CEED), Egberto Gaspar de Souza representando também a Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ); a Diretora Adjunta do CEED, Tatiane Alves; e a Secretária Municipal Adjunta de Ensino Superior Flaviá Picon.



Dr. Ronaldo Damião, falou sobre a honra em estar representando sua instituição UERJ em Macaé e sobre as oportunidades que serão geradas a partir deste encontro. “Estou impressionado com a recepção de Macaé, cidade que já conhecia, mas não vinha há muitos anos e aqui, tenho grandes amigos na área da saúde. Percebo a grandiosidade de Macaé não apenas como a cidade das energias, mas também das indústrias, das universidades. Macaé hoje conta com 27 mil indústrias, 15 mil universitários, ou seja, um salto enorme. Além disso, me impressiona a qualidade da saúde pública e privada do município com hospitais de referência, Unidades de Pronto Atendimento e centros emergenciais”, ressaltou.



Tatiane Alves do CEED explica que este é o sexto evento realizado pelo Conecta-Rio e é sempre uma oportunidade única conhecer as cidades do interior do Estado, com o estreitamento de laços e conexões. “Quero agradecer a presença de todos, especialmente do professor Ronaldo Damião que representa a cúpula da nossa Universidade, pela sensibilidade em tratar os temas que serão abordados”, disse a diretora.



Ainda na solenidade de abertura, o Prefeito de Macaé em exercício, Célio Chapeta, desejou um bom evento a todos. “Que todo o conhecimento distribuído no dia de hoje seja de muita importância a todos os presentes. Em nome do Prefeito Welberth Rezende, agradeço a oportunidade de sediar um evento tão rico em oportunidades para nossa cidade e toda região”. A Secretária Adjunta de Ensino Superior, Flaviá Pícon, falou da importância e objetivo final do evento, após conhecer o Conecta-Rio em sua inauguração e convidar a organização para sediar o Seminário em Macaé.



“Quando estive no lançamento da Plataforma Conecta-Rio, fiquei muito motivada e impressionada, porque são muitos tipos de linguagens a serem aplicadas na gestão pública e por muitas vezes a linguagem da academia é um desafio para o gestor. É uma espécie de Netflix da pesquisa, no qual Macaé está inserida e que vai impactar não só na nossa região, mas no cenário nacional. É de uma satisfação enorme realizar o Conecta aqui, principalmente pela riqueza que é ter a UERJ conosco nos apresentando soluções palpáveis e aplicáveis à nossa gestão. Esse olhar atento ao interior só traz benefícios a todos os municípios reunidos em busca de avanços na área da pesquisa, extensão, desenvolvimento social e afins”, disse Flaviá.



Todos os presentes receberam um catálogo contendo 76 projetos desenvolvidos pela UERJ, aplicáveis às prefeituras, que estão disponíveis de forma gratuita na Plataforma Conecta. Foram formados Grupos de Trabalho que debateram as maiores necessidades, desafios, projetos, sonhos e desejos de suas cidades e gestão. O objeto final do Seminário será a criação de um Dossiê que servirá como base para as prefeituras e nesse documento final conterá as demandas e as vocações locais de todo o Estado, matéria-prima para planos de governo e de desenvolvimento econômico. Sob a coordenação do CEED, foram debatidas diversas áreas temáticas como: Saúde e Esporte, Educação e Cultura, Meio ambiente e Infraestrutura, Questões urbanas e sociais, Desenvolvimento Econômico e Turismo.



Romulo Campos, Coordenador do Escritório de Gestão Indicadores e Metas de Macaé, pontua que numa sociedade moderna é impossível desenvolver qualquer atividade de planejamento e fazer com que as coisas deem certo, se não houver interconexão. “Iniciativas como esta devem ser reproduzidas com frequência, principalmente com esta qualidade que vemos aqui hoje. Aproveito para parabenizar os organizadores e solicitar que outras estruturas como esta possam se reproduzir aqui no município de Macaé e em toda a região porque a gente deve pensar na interconectividade de todos”, frisou o coordenador.



A Secretária de Educação de Carapebus, Ivanete Fernandes, falou sobre a importância de inserir Carapebus em iniciativas como esta. “Estamos aqui hoje com a intenção de buscar parcerias principalmente com as universidades, através do diálogo, trazendo nossa contribuição e levando informação e conhecimento para contribuir e colaborar de forma positiva para com o desenvolvimento do município de Carapebus”, destacou a secretária.



Marcelo Feres, secretário de Educação, Ciência e Tecnologia de Campos dos Goytacazes, contou que sua cidade tem tido avanços recentes na Educação e em outras áreas, pois entendem que a troca de experiências entre gestores e principalmente discutindo questões que possam se alinhar aos avanços futuros são importantíssimos. “Iniciativas como esta do Conecta Rio são louváveis e merecem ser ampliadas para que possamos fortalecer nossa região”, disse Marcelo, complementando o fato de que Macaé é um lugar de grandes oportunidades por colaborar com ações de integração regional. “A partir daqui a gente vai discutir tanto necessidades quanto projetos, que possam ser desenvolvidos a partir desse tipo de parceria”.


* Texto: Renatta Viana / Fotos: Bruno Campos / Comunicação Macaé


Divulgação:








2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page