top of page
  • Jornal Esporte e Saúde

Como cuidar da alimentação das crianças nas festas de final de ano

Nutricionista alerta para os excessos alimentares do período e dá dicas de como manter o equilíbrio e bem estar durante as celebrações


Foto: Divulgação


As festas de final do ano são muito esperadas pelas crianças, além de reunir toda família, os pequenos têm a oportunidade de provar comidas diferentes e conhecer os alimentos que marcam as tradicionais festividades. Por isso, manter uma alimentação saudável é um desafio para os pais e responsáveis.

Para a nutricionista Gizelle Machado Bogarin, do Marista Escola Social Ecológica, a alimentação inclui também as dimensões sociais e culturais, gerando, é claro, uma memória afetiva desses momentos. “Todos esses aspectos influenciam a saúde e o bem-estar por completo, entendendo o ato de comer como ato prazer, e criador de memórias. Precisamos em datas comemorativas manter a rotina alimentar padrão, aproveitar as férias escolares para estimular as crianças a desenvolverem uma relação saudável com os alimentos, optar por equilíbrio ao invés de restrição”, reforça.

Na hora de definir as compras para as férias escolares, o guia alimentar da população brasileira contribui para as escolhas alimentares que beneficiam toda a família. A recomendação é utilizar mais alimentos in natura, ou minimamente processados, consumir com cautela óleos, fermentados e farinhas, gorduras, açúcar e sal, e evitar ultraprocessados, refrigerantes e doces.

Equilíbrio é a palavra chave

Muitos acreditam ser difícil manter uma alimentação equilibrada durante as festas, já para Gizelle, essa pode ser uma ótima oportunidade para conversar e ensinar as crianças sobre a importância da alimentação. “Como as crianças estão de férias, permita que seu filho participe da compra, separação, higienização e ao servir a mesa. Desta forma poderá ensiná-lo sobre escolhas alimentares adequadas. Cada refeição é única, por isso é muito importante estar presente por completo, evitando uso de eletrônicos, aproveitar para confraternizar com amigos e familiares além de degustar com calma cada alimento para conseguir saciedade e não consumir mais do que o necessário”, Segundo a especialista, além de desenvolver uma relação de prazer e equilíbrio com o alimento permitir explorar os sentidos e apreciar todos os sabores.

Confira algumas dicas da nutricionista Gizelle Machado Bogarin para os pais e responsáveis nas festas de final de ano

  1. Aproveite o verão

O clima do país contribui para atividades ao ar livre, caminhadas, corridas com as crianças, brincadeiras com bola e na água, são exercícios físicos que vão contribuir para o bem estar de toda a família

  1. Beba água

Consumir no mínimo 2 litros de água por dia é um dos fatores que auxiliam no metabolismo e na hidratação necessária no período.

  1. Faça várias refeições ao longo do dia

Realizar diversas refeições ao longo do dia para não passar fome e não exagerar nas quantidades, evitar pular refeições e fazer lanchinhos saudáveis, com frutas e alimentos naturais é uma ótima saída no período.

  1. Comer com calma e tranquilidade

O dia a dia repleto de atividades, torna a rotina da família bastante atribulada, aproveite o período de férias para sentar à mesa, comer com calma, conversar com as crianças e saborear o alimento.

  1. Faça opções saudáveis

Na hora de escolher carnes magras, saladas, frutas e verduras são sempre uma ótima decisão e que combinam com o clima do verão.


Marista Escolas Sociais


Marista Escolas Sociais atende gratuitamente 7700 crianças, adolescentes e jovens por meio de 19 Escolas Sociais, localizadas em cidades de Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os alunos atendidos nas Escolas Sociais têm acesso a uma educação de qualidade e gratuita que vai desde a educação infantil até o ensino médio, além de projetos educacionais e pedagógicos que acontecem no período contrário às aulas. https://maristaescolassociais.org.br/


* Nathalie Maia | Pg1

2 visualizações0 comentário
bottom of page