top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Combate ao Aedes segue com visitas domiciliares e fumacê


Programação da próxima semana contempla bairros como Riviera, Barra de Macaé e Fronteira / foto arte: Reprodução internet


Mesmo com a proximidade do inverno, que chega no próximo mês, é importante manter os cuidados para evitar objetos expostos que possam acumular água e servir de criadouro do Aedes aegypti. A Secretaria de Saúde Macaé, por meio da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), segue durante toda semana, com o trabalho de controle e combate aos focos do mosquito, que transmite dengue, zika e chikungunya.


Além das ações de campo com o reconhecimento geográfico nos bairros, visitas domiciliares, também será realizada a pulverização com o carro fumacê e vistorias em pontos estratégicos. No dia 31, uma equipe de agentes de endemias estará no bairro Imbetiba, realizando um grande mutirão. Eles irão percorrer os imóveis e terrenos baldios fazendo a eliminação e tratamento dos depósitos e orientando os moradores.


Ao longo da semana, estão previstas visitas em empresas, borracharias, ferros-velhos e órgãos públicos com orientações, tratamento focal com aplicação de larvicida, identificação e eliminação de criadouros do mosquito.


O controle de roedores será realizado entre os dias 29 de maio e dois de junho, nos bairros Barra de Macaé, Aeroporto, Centro e Imbetiba.


Seguindo critérios técnicos padronizados pelo Ministério da Saúde, a Cevas fará a aplicação com carro fumacê em cinco bairros. Os horários do carro fumacê são estabelecidos de acordo com os hábitos do mosquito. O trabalho de pulverização com carro fumacê mata os insetos adultos enquanto estão voando, pela manhã, pois o Aedes tem hábitos diurnos. Serão atendidos os bairros: Riviera Fluminense, Engenho da Praia, Visconde de Araújo, Ajuda Baixo e Barra de Macaé.


Durante a aplicação do inseticida com o carro fumacê, os moradores devem abrir as portas e janelas das casas, cobrir gaiolas, aquários e alimentos. Em caso de chuva e vento forte, o cronograma será alterado.


Cronograma do carro fumacê


29/05 – 5h – Riviera Fluminense 30/05 – 5h – Engenho da Praia 31/05 – 5h – Visconde de Araújo 01/06 – 5h – Ajuda de Baixo 02/06 – 5h – Barra de Macaé.


* Texto: Jornalista Genimarta Oliveira / Comunicação Macaé


Divulgação:



Macaé / RJ





6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page