top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Combate à dengue continua nos dias de Carnaval

As ações contra o mosquito continuam nos bairros de Macaé


Mesmo com o feriado prolongado de Carnaval, a Prefeitura de Macaé segue com os serviços de combate à dengue. A iniciativa é importante, já que vários municípios do Estado do Rio de Janeiro decretaram situação de emergência devido à doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. 


Os agentes de endemias da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde, irão dar continuidade ao trabalho que vem sendo intensificado nos últimos meses, principalmente com ações de bloqueio, através da pulverização com carro fumacê (UVB), mutirões e visitas domiciliares e em pontos estratégicos.


A rotina com o carro fumacê segue os critérios padronizados pelo Ministério da Saúde em períodos preestabelecidos e respeitando fatores climáticos. Nesta semana, a pulverização será realizada em nove bairros. Os horários do carro fumacê são estabelecidos de acordo com os hábitos do mosquito, às 5h e às 18h. O trabalho de pulverização com carro fumacê mata os insetos adultos enquanto estão voando.



Entre os dias 12 e 16 de fevereiro, serão atendidos os bairros: Centro e Miramar (12/02); Centro e Visconde (13/02); Jardim Santo Antônio e Riviera (14/02), Aroeira e Praia Campista (15/02) e Parque Aeroporto e Nova Macaé (16/02).


Durante a aplicação do inseticida com o carro fumacê, os moradores devem abrir as portas e janelas das casas, cobrir gaiolas, aquários e alimentos. Em caso de chuva e vento forte, o cronograma será alterado. 



Mutirão – Já nos dias 15 e 16, os bairros Parque Aeroporto e Sol y Mar receberão o Mutirão contra o Aedes. No Aeroporto, será montada uma tenda na Praça Principal do bairro, com distribuição de material informativo, orientações sobre arboviroses e registro de denúncias.


Nos dois bairros os agentes de endemias irão realizar visitas domiciliares onde irão identificar locais e objetos que sejam ou possam se transformar em criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. Os agentes farão ainda, o tratamento focal com uso de larvicidas e eliminação de criadouros e vão inspecionar os pontos estratégicos dos bairros com orientação, eliminação e aplicação de inseticida de ação residual, através de bombas aspersoras.


Nesta semana a equipe de controle de roedores atuará atendendo a solicitação dos moradores, como também a verificação das tocas para instalação das iscas.


Carnaval – A orientação da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), para quem vai viajar no período de Carnaval, faça uma vistoria no quintal e na casa, fazendo a cobertura de caixas d´água e tonéis, colocando areia nos pratinhos de plantas, além de eliminar qualquer depósito que possa acumular água e sirva de criadouro do mosquito.


Solicitações e denúncias


Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.


* Texto: Jornalista Genimarta Oliveira / fotos arte: Divulgação / Comunicação Macaé


Divulgação:


Macaé / RJ


Macaé / RJ

4 visualizações0 comentário
bottom of page