top of page

Com conquista em Buenos Aires, João Fonseca se torna 10º tenista mais jovem do mundo a ganhar título ATP

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • 17 de fev.
  • 2 min de leitura

Brasileiro se tornou também o mais novo sul-americano a faturar prêmio do circuito profissional de tênis


O título do ATP de Buenos Aires, conquistado por João Fonseca neste domingo diante do argentino Francisco Cerundolo, teve um sabor especial para o brasileiro. Além de marcar seu nome na história do tênis mundial, o tenista de 18 anos se tornou o mais jovem sul-americano e o décimo mais novo do mundo a ganhar um título da era do circuito ATP. Com o feito, ele desbancou nomes como o americano Pete Sampras, ex-número um do mundo e ex-recordista de títulos de Grand Slams, que figurava nesta lista.


ree

João Fonseca campeão do ATP 250 de Buenos Aires — Foto: EFE/ Juan Ignacio Roncoroni


- Só a nós sabemos o que passamos, o trabalhando duro que é. Isso é um sonho. Claro que queremos mirar muito mais alto. Estou muito feliz. Meus amigos, patrocinadores, todos que estão apoiando. Muitos vieram do Brasil só para me ver. Muito obrigado a todos. Vamos, Brasil! - disse o tenista após faturar o caneco.


Em pouco mais de um ano, João teve uma ascenção meteórica na carreira. Quando iniciou sua participação na competição argentina, ele já figurava no 99º lugar do ranking mundial, mesmo com o pouco tempo de trajetória profissional. Com a vitória nas semifinais sobre o sérvio Laslo Djere, Fonseca foi para a 74ª posição, se tornando o número 1 do Brasil. Neste domingo, com o título conquistado, o carioca chegou à 68ª colocação, totalizando um salto de 31 posições na lista da ATP.


Apesar de impressionante, o ganho nesses quase dois meses de temporada não se compara ao desempenho que o brasileiro teve neste mesmo quesito em 2024. No ano passado, João abriu o calendário como 730º do mundo, mas chegou às quartas de final do Rio Open, em fevereiro, e subiu 388 posições. Poucos meses depois, venceu seu primeiro Challenger, em Lexington, e passou a figurar em 167º.


Este ano, em janeiro, o carioca entrou no top 100 após a breve campanha no Australian Open. Apesar de eliminado preocemente na segunda rodada, João venceu o russo Andrey Rublev, número 9 do mundo, fato que empolgou boa parte dos admiradores do jovem.


Agora, o brasileiro embarca para o Rio de Janeiro, sua cidade natal, onde disputará o Rio Open pela terceira vez na carreira. Na próxima terça-feira (18), ele encara o francês Alexandre Muller pela primeira rodada do torneio.


* Por Redação do ge — Buenos Aires, ARG


Divulgação:


ree

Saúde Express - Academia

Endereço: Av. Agenor Caldas, 635 - Imbetiba, Macaé - RJ,

Telefone: (22) 2791-6619


ree

Contato / Luciana Taliati / 22 99824-9701.

 
 
 

Comentários


bottom of page