top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Cidade de Sobral recebe educadores de escolas municipais do Rio de Janeiro para imersão em educação

Grupo foi vencedor de premiação por trabalho em alfabetização e terá encontro com secretário municipal, Hebert Lima


Foto: Divulgação


Quatorze educadores de escolas públicas do interior do Rio de Janeiro, vencedores do Prêmio João e Maria de Educação 2022, estão em Sobral, no Ceará, para conhecer experiências pedagógicas da cidade e serão recebidos, hoje (25/08), pelo Secretário Municipal de Educação Herbert Lima.

A cidade é referência em alfabetização infantil, liderando os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) para oportunidades educacionais oferecidas para crianças e jovens dos municípios brasileiros.

Durante a visita, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer escolas modelos de ensino como o Centro de Educação Infantil Ivonir Aguiar, a Escola Padre Osvaldo Carneiro Chaves e a Escola de Tempo Integral Maria Dias Ibiapina.

Sobral saiu de uma realidade de analfabetismo para se tornar referência em Educação. A chave do sucesso da cidade é a coerência entre todas as ações. Há objetivos de aprendizagem claros e os resultados das avaliações periódicas guiam o planejamento dos professores, realizados semanalmente com apoio da Coordenação Pedagógica de cada escola. Ao mesmo tempo que a Secretaria cobra por bons resultados, dá todo o suporte necessário e premia aqueles que atingem as metas. Trazer esses educadores pra cá é inspirá-los a continuar aprimorando suas ações, acreditando que a escola pública de excelência é possível", comenta Ana Radzevicius, Coordenadora de Implementação no Instituto João e Maria Backheuser (IJMB).

A premiação, promovida pelo Instituto João e Maria Backheuser (IJMB) com o objetivo de reconhecer as escolas que estão implementando melhorias no processo de alfabetização de seus alunos, é voltada para as instituições públicas dos municípios de Casimiro de Abreu e Conceição de Macabu com turmas de Pré-escola e 1º e 2º anos do Fundamental.

O prêmio tem duas categorias: Educação Infantil e Fundamental. Ao todo, 12 escolas foram selecionadas como finalistas para a votação popular. A primeira colocada de cada categoria está participando desta viagem cultural para Sobral.

Todas as escolas participantes são parceiras do IJMB e passaram pelo projeto Letras do Saber, que apoia as secretarias municipais de Educação no processo de alfabetização na idade certa. Com a premiação, o instituto espera estimular a adoção das melhores práticas pedagógicas nas escolas a partir da formação de todos os envolvidos no processo educacional e reconhecer as escolas com os melhores resultados em nossas avaliações.

Estão abertas as inscrições para a terceira edição do Prêmio. A primeira colocada de cada categoria ganha uma viagem cultural e formativa para Paraty, no Estado do Rio de Janeiro. Todas as escolas finalistas receberão um kit de livros de literatura infantil. Mais informações no site https://ijmb.org.br/

Escolas vencedoras 2022:

Casimiro de Abreu

Categoria Infantil - Escola Municipal Renata Tavares Bastos

Categoria Ensino Fundamental - Escola Municipalizada Moysés Silveira

Conceição de Macabu

Categoria Infantil - C.M.E.I Vovó Cenoura Procópio

Categoria Ensino Fundamental - C.E.M Almerinda de Mattos Henrique


* Texto: Juliana Dangelo

2 visualizações0 comentário

Commenti


bottom of page