top of page

Chuva volta ao Sul com risco de temporais; 'onda polar' trará primeiro grande frio do ano a partir de terça

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • 26 de mai.
  • 2 min de leitura

Climatempo aponta que há riscos de temporais no Rio Grande do Sul nesta segunda (26); onda de frio deve avançar pelo país a partir de terça, derrubando temperaturas e podendo provocar geada e até neve no Sul.


Pedestres enfrentam o frio na Avenida Paulista, na região centro-sul de São Paulo — Foto: Cris Faga/Dragonfly Press/Estadão Conteúdo/Arquivo


Instabilidades no Sul e predomínio de tempo seco e quente no Centro marcam a previsão do tempo para esta segunda-feira (26) no Brasil. Enquanto o dia ainda será quente e abafado na maior parte do país, uma "onda polar" prevista para avançar a partir de terça-feira (27) deve trazer o primeiro grande frio do ano, segundo a Climatempo.


Nesta segunda-feira, um sistema de baixa pressão no interior do continente, reforçado pela circulação de ventos em baixos níveis, deve intensificar a chuva no Rio Grande do Sul. O alerta é para temporais, especialmente nas regiões oeste, centro e campanha gaúcha, com risco de chuva forte, raios e ventania.


Nas demais áreas do estado, incluindo a capital Porto Alegre, a previsão é de pancadas de chuva moderadas a fortes. O extremo sul de Santa Catarina também pode ter chuva, enquanto no Paraná o tempo segue firme e as temperaturas entram em elevação.


Onda de frio no Paraná — Foto: Valdelino Pontes/SECID-PR


O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) divulgou alerta de nível moderado para a possibilidade enchentes ou inundações nas regiões de Uruguaiana, Santa Maria e Santa Cruz do Sul (RS), devido à previsão de continuidade da chuva ao longo do dia.


No Sudeste, o ar seco mantém o predomínio de sol na maior parte de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com temperaturas em elevação ao longo da tarde. A exceção fica por conta do litoral do Espírito Santo, onde a umidade vinda do oceano pode provocar pancadas de chuva, algumas localmente fortes.


O interior paulista e o oeste mineiro devem registrar umidade relativa do ar abaixo dos 30%, cenário que se repete no Centro-Oeste, especialmente no Mato Grosso do Sul, leste de Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.


No Centro-Oeste, o bloqueio atmosférico segue impedindo o avanço de frentes frias, mantendo o tempo seco e quente. Apenas no extremo noroeste de Mato Grosso há chance de pancadas isoladas.


* Por Redação g1


 
 
 

Comments


bottom of page