top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Cevas Itinerante em Macaé amplia alcance da população a cuidados preventivos


Iniciativa leva serviços do Cevas a localidades e bairros mais distantes da área central do município


Desde que foi criado, há um ano, a estratégia do Cevas Itinerante está sendo fundamental para levar a moradores de localidades e bairros mais distantes da área central do município, o acesso à informação e cuidados preventivos para o controle de zoonoses, que são as doenças transmitidas por animais, como roedores e mosquitos. A iniciativa da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (CEVAS) contabiliza dez mobilizações realizadas, a próxima será no dia 9 de agosto (quarta-feira), no Aterrado do Imburo, das 9h às 16h.


Flávio Muniz é Coordenador Especial de Vigilância Ambiental em Saúde. Ele explica que o Cevas Itinerante surgiu como forma de ampliar as ações do setor que, durante o trabalho, levam todos os serviços prestados como: visita domiciliares para eliminação de focos do Aedes; controle de roedores, pulgas e carrapatos, caramujo africano e vacinação antirrábica. As equipes também fazem a distribuição de telas para caixas d'água.

“O Cev

as Itinerante é uma atividade que acontece além da nossa rotina do dia a dia. A estratégia foi criada para atender a população que ainda não contam com o trabalho rotineiro de visita das nossas equipes, contemplando locais mais afastados, como assentamentos, por exemplo, com o pacote completo dos serviços da Coordenadoria”, afirma Flávio.

Somente neste primeiro semestre, foram dez localidades visitadas pelo Cevas Itinerante, contabilizando 587 animais imunizados com a vacinação antirrábica; 185 telas de caixas d 'água distribuídas e 6.246 pontos de controle do Aedes. “Os agentes chegam no local e vão de casa em casa, levando até o cidadão o acesso ao serviço. Isso amplia a cobertura das nossas ações e, consequentemente, o controle das doenças”, destaca o coordenador, acrescentando que “Todo o planejamento visa atuarmos cada vez mais de forma estratégica e preventiva”.

O Cevas Itinerante é uma das vertentes de trabalho da Coordenadoria de Vigilância Ambiental em Saúde que atua ainda com ações diárias no município como as visitas domiciliares realizadas por 14 equipes. As ações incluem trabalhos de conscientização nas escolas, vistorias em empresas, mapeamento geográfico e levantamento de indicadores, como o Levantamento Rápido de Índice para Aedes aegypti (LIRAa). Informações sobre cronogramas estão disponíveis nos canais oficiais da Prefeitura, além do Instagram do setor: @cevasmacae.


* Texto: Jornalista Juliana Carvalho / Fotos: Bruno Campos / Comunicação Macaé


Divulgação:









3 visualizações0 comentário

Commentaires


bottom of page