top of page

Cevas: bairros recebem ações contra o Aedes

  • Foto do escritor: Jornal Esporte e Saúde
    Jornal Esporte e Saúde
  • 27 de mai. de 2024
  • 2 min de leitura

Agentes de endemias seguem nas ruas no combate à dengue / foto arte: Reprodução


A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), da Secretaria de Saúde, segue nesta semana com seu cronograma de ações de controle do mosquito Aedes aegypti, nos bairros e localidades da Região Serrana.


A Cevas vem intensificando as atividades de campo com mutirões, visitas domiciliares  e em pontos estratégicos e ações de educação em saúde, visando o controle da dengue, zika e chikungunya.


Nesta semana, entre os dias 27 e 29 de maio, serão realizados mutirões em três bairros, com visitas domiciliares para verificação dos depósitos para eliminação ou tratamento químico, colocação de telas em caixas d 'água e orientações. Também serão realizadas vistorias em pontos estratégicos como borracharias, canteiros de obras, cemitérios, empresas e órgãos públicos.


É importante a população ficar atenta aos locais onde estarão acontecendo os mutirões, para que recebam os agentes de endemias e eles possam fazer as vistorias e tratamentos necessários. Bairros atendidos nesta semana: Imburo – Loteamento Paradiso (27/5), Jardim Vitória (28/5) e Serra Escura (29/05).


A equipe do projeto Cevas Itinerante estará na próxima quarta-feira (29), na Serra Escura, na Região Serrana. A iniciativa tem o objetivo de combater o Aedes aegypti, os roedores e o caramujo africano. Também serão oferecidos os serviços de vacinação antirrábica e cadastramento para castração de animais. Os agentes de endemias irão realizar o bloqueio de casos positivos, com visitas domiciliares para tratamento e eliminação de depósitos que possam acumular água.


No combate aos roedores, a equipe do Cevas Itinerante estará atenta aos possíveis locais de abrigo desses animais e tomará as medidas necessárias para controle. Ainda será feito um trabalho específico para o controle do caramujo africano, visando minimizar os riscos que a presença desse animal pode trazer para a saúde dos moradores.


Foto arte: Reprodução internet


Foto arte: Reprodução internet


Solicitações e denúncias


Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria Especial de Vigilância em Saúde, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga nº 425, Centro de Macaé, ou através do email cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, através do Disque Dengue, com ligação gratuita: 0800-022-6461 e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.


* Texto: Jornalista Genimarta Oliveira / Comunicação Macaé.


Divulgação:


Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ


Endereço: Av. Elias Agostinho, 290 - Imbetiba, Macaé - RJ

 
 
 

Comments


bottom of page