• Jornal Esporte e Saúde

Centro de Triagem de Rio das Ostras terá horário especial no Natal e Ano Novo


Centro de Triagem- Cláudio Pacheco- Centro de Triagem ultrapassa 9 mil atendimentos nos últimos quatros meses.


Um dos pontos estratégicos adotados como suporte de enfrentamento à Covid-19 em Rio das Ostras foi o Centro de Triagem, que vem funcionando todos os dias desde o final de março na Extensão do Bosque. O número de casos da doença aumentou em todo o Estado do Rio e as festas de fim de ano estão chegando. Mas, o trabalho não para e a unidade contará com um horário especial para atender a população neste período.


O Centro de Triagem funcionará, excepcionalmente, nos dias 24 e 31 de dezembro, vésperas de Natal e Ano Novo, das 8h às 18h, e nos dias 25 de dezembro e primeiro de janeiro, das 13h às 20h.


Assim como em outros municípios da região, o cenário é bem crítico e é preciso muita cautela no atendimento aos casos suspeitos da Covid-19 e a Cidade não pode deixar de atender também nesse momento, pois o vírus continua circulando. Somente do mês de setembro para cá, o número de atendimentos no Centro de Triagem praticamente dobrou.


De setembro até o último domingo, dia 20, o Centro de Triagem registrou 9.229 atendimentos, com um aumento de quase 50% entre outubro e dezembro, sendo 6.605 notificações de síndrome gripal, que são considerados como casos suspeitos da doença.


Quanto ao número de remoções para o Pronto-Socorro, que é referência em Covid-19 no Município, 145 pessoas foram encaminhadas à unidade neste período. Durante esses últimos quatro meses, foram realizados 5.493 testes no Centro de Triagem, entre testes rápidos e de Swab.


O subsecretário de Atenção Básica e Vigilância em Saúde de Rio das Ostras, Eduardo Faria, diz que o momento é de muito trabalho, pois a elevação dos casos é uma realidade, mas que a colaboração da população também é fundamental nessa luta contra o vírus.


“A luta é grande e nossa equipe vem trabalhando sem parar, para oferecer um acolhimento às pessoas que chegam à unidade da melhor forma possível. Mas é importante que os cidadãos continuem seguindo as orientações sanitárias para conseguirmos frear esse avanço da Covid-19, respeitando o isolamento social, evitando aglomerações, fazendo higienização das mãos com água e sabão ou álcool 70% e o uso obrigatório de máscara em todo lugar público”, ressaltou Eduardo.



Centro de Triagem- Cláudio Pacheco- Nos feriados comemorativos de fim de ano, unidade contará com horário especial para atender a população.


- ORIENTAÇÕES - É importante destacar que pessoas que apresentam qualquer sintoma gripal devem procurar o Centro de Triagem, que após o período de Natal e Ano Novo volta a atender todos os dias, das 8h às 20h. Os casos com sintomas mais graves são encaminhados ao Pronto-Socorro, que agora tem atendimento total destinado para Covid-19. As gestantes também são atendidas no Pronto-Socorro. Já as crianças que apresentam sintomas devem ser levadas ao Hospital Municipal, para que sejam consultadas, primeiramente, com um pediatra.


* Secom Rio das Ostras.


3 visualizações0 comentário