• Jornal Esporte e Saúde

Centro de Triagem de Rio das Ostras tem horário especial em fim de ano


Centro de Triagem- Cláudio Pacheco- Centro de Triagem vai atender nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro de 2021 com horário especial.


É notório que os casos de Covid-19 estão aumentando e o cenário da pandemia se torna cada vez mais crítico. Apesar da grande demanda e do estado de exaustão de muitos, os profissionais da Saúde de Rio das Ostras não podem parar e deixar de atender nesse momento. A população está em ritmo de final de ano, mas o vírus continua circulando. Por isso, o Centro de Triagem, que hoje atende quase que o dobro de casos suspeitos da doença diariamente, contará com um horário especial nos dias 31 de dezembro de 2020 e 1º de janeiro de 2021.


A unidade funcionará, excepcionalmente, nesta quinta-feira, 31 de dezembro, das 8h às 18h, e no dia primeiro de janeiro, das 13h às 20h. O Centro de Triagem fica na Extensão do Bosque (Centro de Saúde).


É importante lembrar que o Centro de Triagem atende pessoas com qualquer sintoma gripal, que é avaliado pela equipe médica e, posteriormente, são dadas todas as orientações de tratamento. Os casos com sintomas mais graves são encaminhados ao Pronto-Socorro, que agora tem atendimento total destinado para casos de Covid-19. As gestantes também são atendidas no Pronto-Socorro. Já as crianças que apresentam sintomas devem ser levadas ao Hospital Municipal, para que sejam consultadas, primeiramente, com um pediatra.


- EXPECTATIVAS DE FIM DE ANO – Nos últimos meses, barreiras à mobilidade de pessoas vêm sendo impostas pelos gestores de diversos municípios, como uma das principais formas de frear a propagação do vírus.


As consequências sociais e econômicas que vêm se arrastando durante a pandemia são duras e, desde então, a população espera por saídas possíveis e impossíveis para essa crise, principalmente nesse fim de ano, quando se enfrenta uma segunda onda de Covid-19.


Uma das medidas mais esperadas são as barreiras sanitárias. A pergunta é: Por que não estão acontecendo? Rio das Ostras é cortada por uma extensa rodovia, por onde transitam inúmeros veículos para diversas cidades todos os dias, seja a passeio, a trabalho, ou ainda pacientes que fazem tratamentos essenciais como hemodiálise em outros municípios. Para quem não sabe, o Município possui cerca de 18 entradas de acesso, e para realizar barreiras sanitárias eficientes seria necessário desmobilizar os profissionais da Saúde que estão focados nas unidades de atendimento da Covid-19.


A Administração Municipal vem trabalhando para diminuir o avanço da doença da melhor forma possível e no que é mais viável para isso, já que os recursos não são muitos.


A população espera pelas ações e a maior esperança é a chegada das vacinas. Enquanto isso, uma das principais saídas seria que as medidas de isolamento social e o cumprimento dos decretos fossem respeitados, que as iniciativas dessem certo e os casos de Covid-19 se dissipassem. Uma realidade distante, mas que com a colaboração de todos é possível.


* Secom Rio das Ostras.


4 visualizações0 comentário