top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil é inaugurado em Macaé


A finalidade é coletar dados e informar à população


O Centro de Monitoramento e Operações (CMO) da Secretaria Adjunta de Defesa Civil foi inaugurado nesta terça-feira (19). O CMO faz parte do convênio da Prefeitura de Macaé com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (UENF). A cooperação visa desenvolver aplicações de automação em telemetria, com a instalação de 35 estações meteorológicas em escolas da rede pública municipal de Macaé.



O CMO funciona na sede da Defesa Civil, no bairro Novo Botafogo e receberá as informações coletadas pelas estações. A finalidade é aprimorar o sistema de monitoramento, alerta e alarme da Defesa Civil, promovendo a integração da rede escolar, através de seus profissionais e alunos, com a política de proteção. Haverá o acompanhamento de indicadores de sustentabilidade e prevenção de desastres de origem natural.



Ainda como objetivo está a análise dos dados coletados, geoprocessamento e adequação ou redimensionamento dos modelos de acordo com as necessidades da Defesa Civil, ajustando a cooperação técnica e científica, por meio de atividades de ensino, pesquisa e/ou extensão. E, ainda, o desenvolvimento de projetos na área de proteção, alinhados aos projetos de Defesa Civil nas escolas.



O Centro de Monitoramento permitirá contribuir para o alcance das metas da Agenda 2030 das Organizações das Nações Unidas (ONU), do Marco de Sendai para Redução e Riscos de Desastres 2015-2030, e da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil, através da Lei 12.608/2012. Além disso, fomentará ações no âmbito do ecossistema de inovação estabelecido em Macaé e apoiará a elaboração de projetos com potencial de geração de negócios de base tecnológica.



O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, enalteceu a parceria desenvolvida com as universidades instaladas no município. "A integração é o principal foco. As universidades têm sido grandes parceiras da prefeitura. Esse diálogo com as universidades traz benefícios reais para a população de Macaé. Esse projeto é uma prova concreta disso. Essas iniciativas em conjunto auxiliam no dia-a-dia dos moradores", exemplificou.



O Secretário Adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florencio, destacou o aspecto social do projeto. "Essa entrega é para a população. Vamos monitorar o município de ponta-a-ponta e saber sobre precipitação de chuva, temperatura, intensidade e direção do vento e umidade relativa do ar, entre outros detalhes. As pessoas precisam entender o que são os alertas. A gente quer fazer com que isso tenha um sentido prático na vida das pessoas", explicou.



O professor da UFRJ, Anselmo Pestana Ribeiro Costa, destacou a integração entre alunos e professores universitários, estudantes de escolas públicas e a comunidade. "Estamos construindo estações de alta tecnologia e baixo custo com a participação de um grande número de alunos da UFRJ, da UENF, da FeMASS e do IFF. É importante que os jovens consigam dividir essas informações com os vizinhos, amigos e parentes", afirmou.



A professora da UENF, Maria Gertrudes Alvarez Justi da Silva, lembrou que o campus da universidade em Macaé possui um Radar Meteorológico do Instituto Estadual do Ambiente (INEA). O equipamento acompanha a movimentação de nuvens que chegam à cidade com potencial de grandes precipitações de chuvas. "Ensinar para as crianças as questões meteorológicas, do tempo e do clima, através de uma parceria tecnológica, é fantástico para nós", pontuou.



Também estiveram presentes secretários municipais; vereadores; o coordenador da Regional da Defesa Civil (Redec) na Baixada Litorânea, Fábio Gonçalves; integrantes dos Grupamentos de Defesa Civil dos municípios de Carapebus, Rio das Ostras, Silva Jardim, Campos dos Goytacazes e Casimiro de Abreu; e representantes de entidades da sociedade civil de Macaé.


* Comunicação Macaé / Fotos: João Barreto


Divulgação:



Macaé / RJ



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ





9 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page