top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Centro de Convivência e Cultura Benedicto Lacerda com inscrições abertas para oficinas


Atividades são direcionadas ao público a partir de 10 anos / foto arte; Reprodução internet


O Centro de Convivência e Cultura Benedicto Lacerda, ligado ao Programa de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, está com inscrições abertas para as oficinas de Chi kung Terapêutico e de Tai Chi Chuan. Ao todo estão sendo oferecidas 45 vagas, que serão distribuídas em três turmas de 15. Os interessados podem se inscrever no Centro de Convivência, que funciona na Rua Visconde de Quissamã, 482, no Centro, ou por meio do telefone 2762 0413. As atividades são direcionadas ao público a partir de 10 anos.


As oficinas vão acontecer às terças, de 9h às 10h; e às sextas, de 9h às 10h, e 14h às 15h. A atividade será ministrada pela médica Cláudia Pinto Pereira (formação em medicina tradicional chinesa). Na oportunidade serão destacados exercícios preventivos da medicina oriental baseados em movimentos dos animais, vento e água do oceano. Ela lembra, ainda, que o Chi kung Terapêutico também tem como destaque a parte respiratória.


"O objetivo é a prevenção e promoção da saúde", destacou a médica.


Já a coordenadora Débora Oliveira Barbosa Jeovani lembrou que o Centro de Convivência e Cultura Benedicto Lacerda também está com vagas disponíveis para as oficinas de culinária, com foco na alimentação saudável, "Contos e cantos", com abordagem principal para os cuidados com a voz, terapia comunitária integrativa, violão para iniciantes, musicoterapia existencial, canto e composição e prática mindfulness, meditação voltada para atenção plena, mente ativa e estimulação.


Chi kung Terapêutico é uma arte que pretende desenvolver o que a tradição chinesa entende por "energia vital", isto é, o "chi". Nesse sentido, essa prática diz ser capaz de alterar e controlar o movimento do chi dentro do corpo do praticante e com isso alcançar longevidade física.


Há, atualmente, vários tipos de Chi kung. Seus praticantes buscam melhorar a própria saúde e prevenir doenças através da combinação de disciplina da mente, do corpo e do controle da "força vital" presente no chi. Através de exercícios físicos e respiratórios, práticas de relaxamento e automassagem, meditação em movimento e sentada, obtém-se inúmeros benefícios para a saúde. As técnicas podem ser realizadas em pouco tempo, pequenos espaços e por todas as idades, sendo excelentes para as pessoas que sofrem com grande pressão emocional, alto nível de estresse e possuem pouco tempo disponível para praticar.


Tai Chi Chuan é uma arte marcial chinesa praticada com movimentos lentos e em silêncio, proporcionando a movimentação da energia do corpo e estimulando a consciência corporal, a concentração e a tranquilidade. O Tai Chi Chuan é também conhecido como meditação em movimento, e é tanto como um esporte de defesa pessoal, mas também para fins terapêuticos, pois seus exercícios trazem benefícios como corrigir a postura, o equilíbrio e a força, além de harmonizar as emoções e combater doenças mentais como ansiedade e depressão.


* Texto: Jornalista Joice Trindade / Comunicação Macaé


Divulgação:


✅Hoje QUARTA-FEIRA

Tem feira do visconde Edição super especial

🛑Bingo 01 bicicleta

Cartela só R$2

🛑Tem pagode ao vivo

Cerveja gelada

17h às 23h

📌Contamos com a presença de geral.

Manda pra galera aí



Macaé / RH



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ


14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page