• Jornal Esporte e Saúde

Centro Cirúrgico do Hospital de Trapiche volta a funcionar nesta terça


Para o funcionamento do Centro Cirúrgico do Hospital de Trapiche foi inaugurado o Centro de Material e Esterilização, nesta segunda-feira (14)

Foto: Rui Porto Filho


O Centro Cirúrgico do Hospital Público Municipal da Serra (HPMS), localizado em Trapiche, volta a funcionar nesta terça-feira (15) ampliando o atendimento à população da região serrana do município. O prefeito de Macaé, Welberth Rezende, inaugurou, nesta segunda (14), o Centro de Material e Esterilização (CME) da unidade que permitiu a reabertura do Centro Cirúrgico de acordo com as boas práticas para o processamento dos materiais, conforme a Resolução RDC 15/2012, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Ministério da Saúde.



Com o novo CME, todo o material é esterilizado no próprio hospital e encaminhado ao Centro Cirúrgico, em salas anexas, através de barreira física que permite a prevenção de contaminação dos produtos da saúde de um ambiente para o outro. O Centro Cirúrgico estava desativado há mais de um ano e passou pela reforma na atual gestão municipal para atender melhor a população. A primeira cirurgia no novo espaço será de urologia e a capacidade média é de seis cirurgias por dia. Inicialmente, haverá cirurgias às segundas, terças e quintas.



São duas novas salas do Centro Cirúrgico, equipadas para a realização de duas cirurgias simultâneas, além de uma sala pós-cirurgia com dois leitos e mais 12 leitos na enfermaria. O prefeito visitou todas as dependências cirúrgicas da unidade e enfatizou a importância do hospital para os moradores da Serra.

“Hoje é um dia de muita felicidade na Serra, onde tenho raízes familiares, e poder oferecer à população a volta do atendimento cirúrgico, fruto do trabalho de toda a equipe deste hospital. Sabemos que o trabalho humanizado é o diferencial e traz resultados positivos na vida das pessoas. O Centro Cirúrgico funcionando significa qualidade de vida para a população e é só o começo do que pretendemos para os moradores da Serra”, enfatizou Welberth.


O diretor técnico do hospital, Dr. Márcio Barcelos, destacou a volta das cirurgias de forma estruturada. “Este hospital volta a cumprir o seu papel que é o de atender a população da serra em suas necessidades. O serviço que oferecemos é de excelência e toda a equipe trabalha com dedicação e cuidado com a população”, destacou. O secretário de Média e Alta Complexidade, Dr. Antônio Soares, disse que o hospital é referência na saúde no município. “É um hospital grande e acolhedor, e temos muitos projetos para ele”.

O Hospital de Trapiche funciona 24 horas, todos os dias, para emergência e oferece, também atendimento ambulatorial de segunda a sexta, das 8h às 17h, nas especialidades de cirurgia geral, ginecológica, pequenas cirurgias, endocrinologia, cardiologia, urologia e pediatria. Na emergência tem clínica geral e pediatria. Nos primeiros quatro meses deste ano foram feitos 9.089 atendimentos, sendo 7.027 na Emergência e 2.062 no Ambulatório. O agendamento ambulatorial é feito presencialmente no próprio hospital ou através de uma unidade de saúde da região serrana. As cirurgias são realizadas em pacientes a partir de 15 anos de idade.

O prefeito convidou os presentes para o desenlace da fita – ato oficial de inauguração do espaço – e chamou os pedreiros que trabalharam na obra para que participassem da cerimônia. Em seguida, os presentes conheceram as novas instalações. Também presentes os presidentes das Associações de Moradores de Trapiche, Gerson Batista do Nascimento Júnior; de Córrego do Ouro, Marceliel Gomes Barcelos; e de Glicério, Lucas Emerick.

Além deles, também presentes Cátia Klen, representando a diretora administrativa do hospital, Carine Lima; a coordenadora da Enfermagem, Carla Corga; a coordenadora especial de Enfermagem, Daniela Medeiros; o secretário municipal de Interior, Rodrigo Curvelo; e o vereador Tico Jardim, representando a Câmara Municipal do Legislativo.


* Jornalista: Elis Regina Nuffer \ Fotoss Rui Porto Filho.

Prefeitura de Macaé\Secretaria de Comunicação Social\Coordenadoria de Jornalismo.










4 visualizações0 comentário