top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

CEMEAES celebra 25 anos de atuação com festa na Praia de Imbetiba


O Centro Municipal de Educação e Atendimento Especializado ao Escolar (CEMEAES) comemorou 25 anos no dia 4 de junho e para celebrar essa marca, diversas atividades festivas foram realizadas ao longo do mês, culminando no VIVA CEMEAES, promovido neste sábado (29) na Praia de Imbetiba, das 9 às 12 horas.



Participaram profissionais e usuários dos quatro módulos do CEMEAES com familiares. Letícia, de nove anos, que pratica balé, natação e pretende voltar ao xadrez, esteve no evento neste sábado. O papai Valdir Cipriano contou os benefícios das atividades na vida da aluna. “O crescimento, o companheirismo são trabalhados, além do desenvolvimento da coordenação motora e concentração", enalteceu o pai. “Eu adoro”, complementou Letícia.



Do CEMEAES da Serra veio a família Eduvirgens Portela, Milton Moura e Vitória Portela, de 15 anos. “Vitória melhorou 99% depois que entrou no CEMEAES, o cuidado que os profissionais da Serra têm com as crianças e adolescentes mostra o incentivo ao desenvolvimento integral e à autonomia dos jovens”, considerou Milton.



Rosana Ortiz é professora do CEMEAES desde que a instituição foi criada. Hoje atua como professora de natação, natação adaptada e educação psicomotora. “Na natação adaptada, são três crianças por horário, o que proporciona um momento de integração com as famílias”, explicou.



A diretora do Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna, Daiana Viana, detalhou que cem alunos da Generino atuam nas unidades do CEMEAES, principalmente no Centro. Para ela, a parceria com o Cemeaes é fundamental para garantir uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos. "Vemos o progresso dos alunos com a realização das atividades do CEMEAES e percebemos o impacto positivo que isso tem em seu desenvolvimento acadêmico e emocional", afirma Daiana Viana.



O VIVA CEMEAES contou com uma programação repleta de atividades, incluindo palhaçaria, apresentações de dança, ginástica com os adultos, contação de histórias, homenagens e brincadeiras para todas as idades. “Hoje é dia de celebrar esse espaço de encontro, de escuta, de acolhimento, de trocas e afetos, de potência e especialmente de inclusão. É dia de celebrar o brilho nos olhos, o amor, a esperança e a garra de cada servidor que passou por aqui e neste espaço, deixou sua marca”, comentou a coordenadora geral da unidade, Janiane Salgado. 



Foram realizadas oficinas de acupuntura, auriculoterapia, pintura facial, além de pula-pula, jogos pedagógicos, oficina sensorial e sorvebol. A programação incluiu apresentação de dança do módulo Barra; contação de histórias, ginástica, apresentação de jogral e de dança do módulo Centro; Turma da Mônica Inclusiva, Corporação Musical -  Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna; apresentação de Sorvebol dos módulos Barra e Aeroporto; show do Palhaço Zé Cueca, apresentação de natação do módulo Aeroporto; apresentação musical com o cantor Márcio e a dinâmica de encerramento com o módulo Centro apresentando a música “Azul da Cor do Mar”.



Cemeaes possui 2,5 mil matrículas ativas


Atualmente, o CEMEAES possui cerca de 2,5 mil matrículas ativas distribuídas nos módulos: Aeroporto, Barra, Centro e Serra. Os objetivos prioritários da instituição incluem a complementação e suplementação da formação dos alunos com deficiências e transtornos, além de favorecer a permanência, participação e aprendizagem dos alunos em unidades de ensino regular.


Diversas modalidades de ensino são oferecidas pelo CEMEAES, tais como Apoio Pedagógico Especializado, Educação Psicomotora, Atividade Aquática, Natação, Esportes Coletivos, Dança, Xadrez e Arte Marcial. Além disso, a instituição também proporciona atendimentos clínicos em Fonoaudiologia e Psicologia, focados em questões escolares e de aprendizagem.


- O CEMEAES oferece suporte e orientação para alunos com deficiências e transtornos, contribuindo para a inclusão social e o desenvolvimento educacional e cada profissional que atua nos módulos é fundamental para o sucesso deste projeto – enalteceu a coordenadora.


Os profissionais do CEMEAES atuam com psicoeducação para os alunos, abordando temas relevantes em saúde mental, como bullying, uso e abuso de substâncias, prevenção ao suicídio, e oferecem orientação parental aos pais. A comunidade também é atendida por meio de ginástica e hidroginástica realizadas no período noturno.


* Texto: Janira Braga / Fotos: Moisés Bruno / Comunicação Macaé


Divulgação:



Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ

12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page