• Jornal Esporte e Saúde

Casos de rinite alérgica aumentam com a chegada da estação das flores


Foto: Divulgação.


A rinite alérgica é uma reação imunológica do corpo a partículas inaladas que são consideradas estranhas. Essas substâncias são chamadas de alérgenos. Os principais

sinais apresentados são obstrução nasal, coriza, espirros e coceira no nariz.O nariz é a porta de entrada para o ar e substâncias carregadas por ele, e tem a função de filtrar as impurezas, além de umidificar e aquecer o ar que vai chegar aos pulmões. O indivíduo alérgico tem uma reação exagerada aos alérgenos. Seu sistema imunológico reage de forma intensa a estas substâncias estranhas na tentativa de defesa do organismo.


Na primavera, que apesar de ser linda com suas flores, é uma porta aberta para ela.Não são só os pólen, das plantas, responsáveis pelas rinites sazonais de setembro a dezembro. As mudanças climáticas que ocorrem durante a primavera fazem com que o número de ácaros e fungos suspensos no ar seja maior ainda .


Um dos tipos da rinite alérgica é a rinite sazonal. Ela, como o próprio nome já diz, é sazonal, isto é, pode acontecer em determinadas épocas do ano, muitas vezes na primavera. Pode ser causada por alérgenos vegetais que variam de acordo com a estação e surgir devido reação a pólen de plantas.


Prevenção


A rinite alérgica tem tratamento, mas não tem cura. Se tratada corretamente, o paciente pode viver sem os sintomas e ter uma qualidade de vida melhor.Para prevenir as crises alérgicas, a melhor maneira é evitar o contato com substâncias que causam alergia, como poeira, pelos de animais, fumaça de cigarro, produtos de limpeza e, em alguns casos, até perfumes.

Marcelle Rodrigues Coviello CRM: 52-77269-0 Formada em médicina desde 2004 pela Unesa. Fez residência médica em Otorrinolaringologia na Santa Casa de Limeira – SP de 2005/2008. Pós- graduação Multiprofissional em Estratégia de Saúde da Família – 2015. Título de Especialista em otorrinolaringologia pela ABORLCCF, Membro da ABORLCCF e da SMFC.

* Douglas Arantes - Assessor de Imprensa.





9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo