Evento faz parte da campanha "Dezembro Vermelho"
Na tarde da última quarta, dia 06, a Secretaria de Saúde por meio do Programa de Saúde IST- AIDS, realizou o “Simpósio de HIV: Diagnóstico, Manejo Clínico e Tratamento.”
O evento, realizado no auditório do Centro Educacional Batista, foi uma oportunidade para que enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes de saúde e demais profissionais de saúde pudessem conhecer mais sobre o HIV e quebrar alguns preconceitos.
Dr Ezequias Martins, médico infectologista do Programa de Saúde, professor da Universidade de Medicina da UFF e pesquisador assistente da Fiocruz, compartilhou um pouco do seu conhecimento com os participantes.
“Casimiro tem o privilégio de tratar seus pacientes com um especialista na área e uma equipe multidisciplinar no CEAPS. Nosso trabalho, além de tratar é também tirar o estigma em torno da infecção, testar e descobrir o HIV antes que ele se torne AIDS.” disse Ezequias.
A equipe do Programa de Saúde IST AIDS, é composta por uma equipe multidisciplinar: Ezequias Martins (médico infectologista), Janaína Capristano (enfermeira), Fabienne Cordeiro (enfermeira coordenadora), Bruna Miller (psicóloga), Silvana Marchon (farmacêutica), Simone Marchon (nutricionista) e Luciana Gaspar (administrativo).
Faça o teste rápido em qualquer uma das Unidades de Saúde da Família do município. Você também pode procurar o CEAPS, na Rua José Jorge, nº 39, Centro, Casimiro de Abreu, próximo ao Colégio Estadual Casimiro de Abreu.
Você sabia que HIV e AIDS não são a mesma coisa?
Aids é o estágio mais avançado da doença, que ataca o sistema imunológico e é causada pelo HIV. Como esse vírus ataca as células de defesa do nosso corpo, ele fica vulnerável a várias doenças. Antes, a AIDS era uma sentença de morte, mas hoje é possível viver com HIV e ter qualidade de vida. É necessário tomar os medicamentos indicados e seguir corretamente as recomendações do profissional de saúde!
* SECOM - Casimiro de Abreu / fotos: Divulgação
Comments