• Jornal Esporte e Saúde

Casa do Bem Macaé promove 1º Retiro da Lua Cheia



A busca pelo autoconhecimento, através de vivências terapêuticas com foco na autocura. Foi com essa proposta, que aproximadamente 50 pessoas participaram do 1º Retiro da Lua Cheia da Casa do Bem Macaé, no último final de semana (14 e 15), na Pousada Latitude 22, em Rio das Ostras, no Rio de Janeiro. Durante os dois dias, foram realizadas várias práticas de terapias holísticas, ministradas por profissionais da área, de Macaé e Rio das Ostras, além de apresentações musicais da Banda Nada Yoga Mantras, e voz e violão com músicos da Casa do Bem Macaé.


A programação do primeiro dia do retiro, no sábado (14), contou com exercícios de respiração Bhastrika, conduzida por membros da Casa do Bem; em seguida, Yoga de saudação ao sol, com a terapeuta Marina Amorim; na sequência, após intervalo com chá; Kinhim (meditação caminhando) e meditação guiada, ambas direcionadas pela Casa do Bem. Ao final da manhã, aconteceram as oficinas de E.F.T.(Emotional Freedom Technics) e de automassagem Abhyanga, com a terapeuta Marina Amorim.


Após o almoço vegetariano, foi a vez do Mestre Vinícius Nunes, da Casa Gaia, conduzir os trabalhos do turno da tarde, com a respiração Ujjayi, Hatha Yoga e por último, a meditação Anapana. Logo depois do intervalo com chá, os participantes se dividiram em quatro terapias opcionais: a oficina de Constelação Familiar, com Flávio da Silva, da Casa do Bem; a oficina de doação de energia, com a equipe da Casa do Bem; ou massagens terapêuticas, com Sthephanie Magalhães (Casa Gaia) e Giovanna Oliveira.



À noite, ocorreu no espaço externo da Pousada, o Satsang – com apresentação de mantras com a Banda Nada Yoga Mantras, formada por Daniele Sepulveda (vocal), Bruno Hanman (voz e violão), Rafael Paixão (percussão) e Miguel Paixão (voz e violão); e dos músicos da Casa do Bem, Gigi Azevedo, Márcio Pereira e Antônio Guimarães, com músicas autorais do próprio espaço.


No domingo (15), antes do café da manhã, os participantes do retiro fizeram a caminhada meditativa (Kinhim), conduzida pela equipe da Casa do Bem; a seguir, Yoga com a saudação ao sol, com Ana Cláudia, do Stúdio Anamastê Yoga; e meditação guiada (Casa do Bem). Após o intervalo do chá, uma dinâmica aplicada por Fernando Horta, presidente da Casa do Bem, House of Change – Casa da Mudança; logo após, dinâmica – Interser, com Louise Mendes, da Casa Florescer Macaé; finalizando com respiração fragmática e confraternização entre todos os envolvidos no retiro.


Sobre a Casa do Bem – Com o lema “Acolhendo Corações”, a Casa do Bem, fundada em outubro de 2018 pelo Palestrante Motivacional Life Coach, Fernando Horta, é uma Casa Beneficente, sem fins lucrativos, que auxilia no tratamento do pânico, ansiedade e depressão. O espaço funciona provisionalmente na Casa Gaia, situada à Rua Dr. Bueno, 609 – Imbetiba, Macaé – RJ, todas às quartas-feiras, das 20h às 21h30, com tolerância de 15 minutos de espera para fechar o portão. As atividades consistem em um estudo semanal com as diversas Terapias Holísticas; exercícios respiratórios; meditação guiada; doação de energia; cromoterapia; além das terapias da água e do abraço.


Siga a Casa do Bem no Instagram: @acasadobemmacae


Os benefícios da terapia holística


Método, que inclui técnicas como reiki, shiatsu e acupuntura, pode reduzir problemas como estresse físico ou emocional e até dores nas costas.


Terapia holística é um nome genérico dado a várias técnicas que têm em comum o fato de enxergarem o ser humano em sua integridade, e não como um fragmento. O objetivo é ajudar o paciente a melhorar a qualidade de vida e chegar ao seu ponto máximo de equilíbrio físico, emocional e energético.


É comum ver pessoas de todas as idades que se encontram em estados emocionais, mentais ou espirituais negativos. Nestes e em outros casos, as terapias holísticas podem ajudar (e muito), por promover o equilíbrio físico, psíquico, espiritual e social por meio de estímulos naturais, mediante a auto-ajuda ou despertar da consciência do indivíduo sobre seu corpo e seu papel no meio em que vive.


Através de variados métodos, um bom terapeuta holístico pode investigar as causas do desequilíbrio e assim pode ajudar as pessoas a lidarem com problemas como: estresse físico ou emocional; dores nas costas; tensão excessiva; depressões; insônia; TPM; ansiedades; medos; síndromes; e bloqueios.


As terapias holísticas também podem ajudar a clarear questões como insatisfação no trabalho, problemas nos relacionamentos, falta de prosperidade financeira, baixa autoestima, falta de autoconfiança e inseguranças. Algumas das terapias holísticas são: Reiki; Terapia floral; Apometria; Fitoterapia; Cromoterapia; Aromaterapia; Acupuntura; Do-In; Shiatsu; e Massagem. O ideal é pesquisar sobre as várias terapias holísticas existentes e ver qual mais lhe agrada. Dependendo das necessidades e possibilidades de cada pessoa, a aplicação das diferentes técnicas terapêuticas pode ser semanal, quinzenal ou mensal.


* Andrea Pessanha - assessora de imprensa. - fotos: Divulgação.











5 visualizações0 comentário