• Jornal Esporte e Saúde

Casa da Criança e do Adolescente: atendimento com vários especialistas



Referência no atendimento especializado no público infanto-juvenil, a Casa da Criança e do Adolescente, da Secretaria de Saúde de Macaé, concentra serviços clínicos com vários especialistas. Visando o fortalecimento do trabalho das equipes de atuação, o secretário Adjunto de Atenção Básica, Luiz Carlos Braga, se reuniu nesta sexta-feira (22), com alguns profissionais da unidade.


A reunião aconteceu com a equipe multiprofissional de avaliação e acompanhamento das crianças com transtorno do Espectro do Autismo. Segundo o secretário, na ocasião foram discutidas propostas para fortalecer e ampliar o atendimento às crianças assistidas e seus familiares.


"Este é um momento de verificar as demandas das unidades e adequar as necessidades", frisou, acrescentando que o encontro contou com a presença da Coordenadora da Casa da Criança e do Adolescente, Fernanda Daflon, e da Diretora Técnica, Jalneia Assis.


- Como funciona


Os profissionais deste serviço atuam na avaliação de bebês entre zero e três anos e 11 meses, que apresentam sinais de risco para o transtorno do espectro do autismo. A porta de entrada dos bebês na Casa da Criança e do Adolescente acontece, em muitos casos, pela fonoaudiologia. Eles são encaminhados por pediatras, neurologistas e psiquiatras.


Inicialmente são realizados alguns encontros com os bebês e suas famílias e, após a discussão de cada caso, os direcionamentos são feitos. A equipe conta com profissionais de fonoaudiologia, psiquiatria e pediatria.


- Especialidades


O espaço funciona com diversas especialidades como cardiopediatria, alergologia, pneumologia, dermatologia, neuropediatria, gastropediatria, nefrologia, otorrinopediatria e ginecologia/obstetrícia para adolescentes até 19 anos.


São oferecidos serviços de psicologia, fonoaudiologia, enfermagem, fisioterapia respiratória, serviço social e nutrição.


A Casa da Criança e do Adolescente funciona na Rua Dr. Télio Barreto, 316, no Centro.


* Jornalista: Genimarta Oliveira\Imagem: Divulgação.

Prefeitura de Macaé\Secretaria de Comunicação Social\Coordenadoria de Jornalismo.


Patrocinado:






7 visualizações0 comentário