top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Carukango Vive: premiação homenageia destaques de 2023

Programação é promovida pela Secretaria de Igualdade Racial


A emoção tomou conta da noite desta sexta-feira (8) durante a entrega do Prêmio Carukango Vive 2023. A programação realizada no auditório da Cidade Universitária homenageou representantes e líderes comunitários que se destacam nas atividades coletivas em prol da população.



Ao participar da premiação, o prefeito Welberth Rezende afirmou que o respeito à cultura e história da população negra também faz parte das políticas públicas realizada pelo governo.



“É importante destacar o papel de quem luta contra o preconceito, que promove na sociedade a importante discussão sobre o respeito e a igualdade”, destacou o prefeito.



O objetivo da premiação é enaltecer e evidenciar o combate ao racismo e melhorias nas relações humanas como, por exemplo, na música, cultura, saúde, política, empreendedorismo, projeto social, educação, esporte, enfim, personalidades que se destacaram no decorrer de 2023.



A medalha para o reconhecimento de ações cidadãs pelas causas raciais tem como patrono Carukango, líder de um dos maiores quilombos do Estado do Rio de Janeiro, na região de Macaé e Conceição de Macabu, e símbolo de lutas libertárias.



De acordo com secretária de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Zoraya Braz, a intenção da premiação é seguir o mesmo propósito do “Novembro Negro-Macaé” de promover a justiça social, refletir sobre a equidade de gênero, raça e etnia, a igualdade de direitos e oportunidades, a redução das desigualdades territoriais bem como o combate ao preconceito e à discriminação.



“Hoje, é com muito orgulho que podemos dizer que somos uma Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial. Agradecemos ao prefeito Welberth Rezende por esta dedicação e compromisso”, ressaltou.



Participaram da homenagem as secretárias de Educação, Leandra Lopes, de Ensino Superior, Flaviá Picon, de Políticas Públicas para as Mulheres, Sheila Juvêncio, o secretário de Defesa Civil, Joseferson de Jesus, o vereador Edson Chiquini e membros de movimentos culturais de Macaé.



Veja as personalidades premiadas com a medalha Carukango Vive 2023:


 - Diego Moraes

  - Sônia Santos

  - Sheila Juvêncio - Secretária municipal de Políticas para Mulher

  - Joseferson de Jesus - Secretário Adjunto de Defesa Civil

  - Edson Chiquini - Vereador

  - Anderson da Silva Soares

  - Raízes de Aruanda

  – Escola Municipal de Educação Infantil José Bruno de Azevedo

  - José Ribamar Coelho Filho

  - Maurício Cooper - coordenador de Nutrição da Secretaria de Educação


*Texto: Jornalista Joice Trindade / Fotos: Divulgação / Comunicação Macaé


Divulgação:


Macaé/ RJ


Luciana Perfumes e Presentes / 22 99824-9701 / Macaé / RJ




9 visualizações0 comentário
bottom of page