• Jornal Esporte e Saúde

Cartilha virtual do Serviço Família Acolhedora agora está na bio



Após ter lançado a cartilha virtual “Serviço Família Acolhedora”, no último mês de março, a secretaria de Desenvolvimento Social Direitos Humanos e Acessibilidade (SDSDHA), através da coordenação do serviço, disponibiliza seu conteúdo na biografia do Instagram. O material, que expõe de forma leve e dinâmica todas as informações concernentes ao serviço de acolhimento voltado para crianças e adolescentes afastadas de sua família de origem por medidas de proteção, foi produzido em parceria com secretaria de Comunicação Social (layout - projeto gráfico e diagramação do material explicativo).

A partir de agora, a cartilha virtual “Serviço Família Acolhedora”, poderá ser encontrada na bio do Instagram, na seção ‘quer saber mais’, posicionada logo abaixo do nome - https://www.instagram.com/familiaacolhedoramacae/. A cartilha online contém informações como: O que é uma família acolhedora, como as famílias interessadas podem se cadastrar, diferença entre acolhimento familiar e institucional, quais são as principais atribuições da família acolhedora e outros questionamentos.

De acordo com a coordenadora do Serviço Família Acolhedora, Milena Paradellas, a iniciativa ocorreu em função dos múltiplos questionamentos acerca do programa. “Nossa equipe atende e acompanha não somente as crianças, mas também as famílias cadastradas, e em razão das inúmeras dúvidas que recebemos diariamente, decidimos selecionar as principais, acerca do serviço, as quais transformamos em uma cartilha e agora colocamos à disposição no Instagram”, explicou a assistente social.

Paradellas afirma que o principal objetivo do Serviço Família Acolhedora é a reintegração da criança/adolescente à sua família de origem, prezando por seus vínculos familiares e comunitários, e evitando o acolhimento institucional. “Para tanto, são desenvolvidas ações de proteção e cuidados no âmbito de famílias selecionadas, cadastradas, orientadas e acompanhadas pela equipe técnica do serviço, para desempenharem o papel de família provisória daquela criança/adolescente afastada do seu lar de origem”, pontuou.

Serviço: O Serviço de Família Acolhedora no Município de Macaé funciona na Avenida Lacerda Agostinho, 477, Virgem Santa (Hotel de Deus). Os interessados podem enviar e-mail pelo endereço eletrônico - familiaacolhedora@macae.rj.gov.br ou pela rede social – https://www.instagram.com/familiaacolhedoramacae/.


* Lourdes Acosta \ Jornalista Profissional \ Comunicação Desenvolvimento Social



2 visualizações0 comentário