• Jornal Esporte e Saúde

Carioca Sub-20: Flamengo e Fluminense iniciam disputa do título

Primeiro jogo da final da competição acontece nesta quarta-feira, às 15h (de Brasília), nas Laranjeiras


Flamengo e Fluminense fazem o primeiro jogo da final do Carioca Sub-20 nesta quarta-feira, às 15h (de Brasília), nas Laranjeiras. O retrospecto dos confrontos entre as equipes nos últimos cinco anos nas categorias sub-17 e sub-20 são bem equilibrados e cheios de rivalidade.


Ao fazer um recorte desde 2017, pelo Sub-20, as equipes protagonizaram o clássico Fla-Flu em 20 jogos, com 13 vitórias do Flamengo, cinco do Fluminense e dois empates. Na lista, confrontos importantes de Carioca e Brasileiro. No entanto, pela categoria, os clubes só se encontraram em uma final, pelo Torneio Octávio Pinto Guimarães, em 2018, também conhecido como OPG, e considerado a segunda principal competição de futebol do Rio de Janeiro no sub-20.

Lázaro em ação pelo Flamengo contra o Fluminense, pelo Brasileirão Sub-20 — Foto: Divulgação - Gilvan de Souza/Flamengo

Pelo sub-17, o cenário é diferente. De 2018 até 2021, o clássico Fla-Flu foi disputado 17 vezes, com quatro vitórias do Flamengo, seis empates e sete vitórias do Fluminense. Três foram em finais de competições nacionais e estaduais, como Copa do Brasil e Campeonato Carioca da categoria. O Flamengo levantou o troféu na edição do torneio nacional em 2018, e o clube das Laranjeiras levou a melhor nas duas finais do Estadual em 2019.


Copa do Brasil Sub-17: Gustavo Lobo comemora gol do Fluminense sobre Criciúma — Foto: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Ao juntar os confrontos das duas categorias desde o recorte de cinco anos atrás, o Flamengo leva vantagem nos triunfos. No total são 37 partidas, com 17 vitórias, oito empates e 12 derrotas.

MOMENTO NO SUB-20


O Flamengo vem de cinco vitórias seguidas na categoria, sendo três pelo Campeonato Carioca e duas pelo Brasileirão. O último jogo foi no dia 19, em triunfo sobre o Bahia por 3 a 1. O Fluminense não tem o mesmo desempenho. A equipe acumula duas vitórias, dois empates e uma derrota nos últimos cinco jogos, justamente no último jogo, contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão.


REGULAMENTO


A decisão do título do Carioca Sub-20 será disputada em dois jogos. O segundo será no dia 30, às 10h (de Brasília), na Gávea. Não há vantagem. Se houver empate em pontos e saldo de gols ao fim do confronto, o campeão será conhecida nas cobranças de pênalti.

Provável escalação do Flamengo: João Fernando, Luan, Kayque Soares, Cleiton e Marcos Paulo; Max, Yuri e Lázaro; João Pedro, André e Thiaguinho.

Provável escalação do Fluminense: Thiago Gonçalves, Jhonny, Luan Freitas, Davi e Jefté; Alexsander, Wallace e Matheus Martins; Yago, John Kennedy e Alexandre Jesus.


* https://ge.globo.com/Por Giovana Marcondes — Rio de Janeiro.


7 visualizações0 comentário