top of page
  • Foto do escritorJornal Esporte e Saúde

Canoagem e trilha movimentaram a manhã de alunos da Escola Municipal Paulo Freire em Macaé



“Se eu pudesse, eu morava nesse barco e nessa lagoa”. O barco em questão, na verdade, é a canoa polinésia, do Clube Crispy Koa Va'a, do projeto educativo De canoa na Lagoa. Já a lagoa é a de Imboassica, um dos cartões postais de Macaé, que serviu de cenário para a programação do Dia de Limpeza de rios e lagos, na manhã desta terça-feira (12). E a fala emocionada é de Rayka Domingos dos Santos (10), aluna do 5° ano da Escola Municipal Paulo Freire. “Eu nunca tinha andado de canoa e achei ótimo. Amei tudo. Aprendi que a natureza tem que ser muito bem cuidada. Sem ela, não há vida”, completou Rayka.



Além da canoagem, a turma também participou de uma Trilha Urbana Imboassica, que fica próxima ao Parquinho do Pecado. O colega de turma, Thales de Souza Santos (11), demonstrou muito interesse em tudo que era explicado sobre a vegetação local. “Gostei muito de aprender que não podemos destruir a natureza. Eu respeito e gosto disso”, acrescentou Thales, que também andou de canoa pela primeira vez.



Segundo a gestora de projetos da Secretaria Municipal de Ambiente e Sustentabilidade, Claudia Barreto, o mês de setembro, com a comemoração do Dia da Árvore e Dia da Limpeza de Rios, é um período propício para a reflexão sobre a preservação ambiental. “Teremos mais duas ações: no dia 14, às 8h, mutirão de limpeza em Cachoeira de Duas Barras, em Bicuda Grande e, no dia 20, ação de conscientização Sana”, explicou.



Bióloga da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Caroline Medeiros, foi a profissional que acompanhou a garotada durante o passeio ecológico, onde falou sobre a regeneração natural e a importância de se ter mais árvores para uma melhor qualidade do ar. Na trilha, as crianças também puderam aprender as diferenças sobre as plantas nativas e exóticas e sobre a serrapilheira, as “folhas secas”, galhos, frutos, que caem das árvores e ficam acima do solo.



“De Canoa, na Lagoa – Conhecer para Preservar” – O projeto é uma parceria entre a Secretaria de Educação e o Clube Crispy Koa Va´a, onde alunos da rede municipal de ensino fazem um passeio de canoa, conhecem a prática da canoagem polinésia e a biodiversidade do local. O projeto é dirigido por Lúcia Helena Gama, da Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, e Crispiane Barcelos Ribeiro, líder do Clube Crispy Koa, além de Ana Moraes, técnica em canoagem, que orienta os alunos sobre a prática esportiva.



* Texto: Jornalista Carla Cardoso / Fotos: Bruno Campos / Comunicação Macaé


Divulgação:



Endereço: Av. Elias Agostinho, 290 / Imbetiba / Macaé / RJ


Macaé / RJ


Macaé / RJ

23 visualizações0 comentário
bottom of page