• Jornal Esporte e Saúde

Canoísta que faz expedição pela costa brasileira passa por Macaé


O objetivo é registrar a aventura por meio de um documentário e livro


Se aventurar e registrar as belezas da costa brasileira. Esses são os objetivos do canoísta Adelson Rodrigues, de 60 anos de idade, que faz uma expedição desde 2020, iniciada pelo Oiapoque (AP). A finalidade é que ela seja terminada com sua chegada ao Chuí (RS). No final da manhã desta quarta-feira (27), o atleta desembarcou, com o apoio da Marinha do Brasil, no Iate Clube de Macaé, depois de ter passado pela Praia de João Francisco, na cidade de Quissamã. Representantes da Secretaria Municipal de Esportes acompanharam a chegada.


O canoísta, formado em Educação Física, é natural da ilha de Cananéia, estado de São Paulo, divisa com Paraná e conta que o gosto pelas práticas esportivas começou cedo, aos 5 anos de idade, quando resolveu fazer natação. “A minha família sempre gostou de esporte e fui incentivado por ela. Há dez anos idealizei essa expedição e, em 2019, comecei a realizar o planejamento da aventura”, afirma ele, que já pratica a canoagem há 20 anos.

Adelson contou ainda que um mês antes da pandemia do Coronavírus ser decretada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), ele iniciou a sua expedição pela costa brasileira. “Passei esse período de isolamento conhecendo muitos locais, culturas e registrando todos os momentos por onde passei, com todos os detalhes. O intuito é fazer um documentário e escrever um livro, que já possui 500 páginas”, relatou.

O canoísta disse que antes de cada viagem, planeja todos os detalhes durante quatro dias, tempo que pretende ficar em Macaé para voltar para sua aventura no sábado (30). A meta do atleta é remar 40 quilômetros por dia e a viagem possui um total de oito mil quilômetros, passando por 17 estados do Brasil. “É muito bom passar por todos esses locais e conhecer de perto pessoas, paisagens e outras culturas”, destacou o atleta. Segundo ele, ainda faltam 2,5 quilômetros para atingir o seu objetivo e chegar ao sul do país.

Todos os momentos de sua aventura também poderão ser acompanhados pelo:

Instagram do canoísta: @expedicaooiapoquechui.


* Jornalista: Liliane Barboza \ Comunicação Macaé \ Fotos: Fabiana Anunciação.


Patrocinado:



Macaé - RJ

27 visualizações0 comentário