• Jornal Esporte e Saúde

Caminhos na Dança fala hoje sobre a Artista Multifacetada


Caminhos na Dança fala hoje sobre a Artista Multifacetada

Foto: Arte / reprodução internet.


A Escola Municipal de Dança (E.M.Dança), por meio do YouTube da Secretaria de Cultura, lançou o projeto Caminhos na Dança em lives semanais. O tema desta sexta é “Artista Multifacetada”. A participação é gratuita e com certificação para quem a solicitar ao vivo.


O projeto vai contar hoje com a presença da Denise Telles. Artista multimídia, coreógrafa, bailarina, performer, diretora teatral, atriz, cineasta, pesquisadora, multiartista com formação no Brasil, Londres e Alemanha. Em seus processos criativos investiga o hibridismo entre linguagens. As suas obras integram som - imagem - movimento, e a partir deste olhar criou uma nova poética cênica em suas obras, que denomina "Cinema-Dança", criando e coordenando o projeto Moving to Mov(i)e - Lab de Criação em Multilinguagens. Estudou no Laban Centre de Londres no programa Mphil/PhD. Em Wuppertal acompanhou de perto os processos criativos de Pina Bausch e seus performers. No Brasil é formada em Dança Contemporânea pela Faculdade Angel Viana, em Cinema pela EAV Parque Lage e em Artes Cênicas pela UNIRIO, onde também se vincula como docente e pesquisadora. É Mestre em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense e PhD em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É docente convidada do Programa de Pós-Graduação em Laban/ Bartenieff na FAV e na Escola de Danças Maria Olenewa do Theatro Municipal do Rio de Janeiro.

Para mediar a conversa, teremos Luize Helena Pessanha. Ela graduou-se em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2012). Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ (2018). Pós-graduada em Dança-Educacional pela CENSUPEG (2018). Foi intérprete - criadora do Coletivo Flores de 2013 a 2020 onde juntamente com o coletivo ganhou o prêmio Klauss Vianna (2015), participou do Festival Diagonales - Rede Ciudades que Danzan em La Plata (Argentina - 2016) e circulou pelo Brasil com a apresentação do espetáculo "O último bicho de pelúcia" e "Bicho urbano". Foi intérprete-criadora da Lúmini Cia de Dança e da Cia de Dança Contemporânea da UFRJ. Atualmente como Funcionária Pública da Prefeitura de Macaé, atua como professora de Expressão Corporal na Escola Municipal de Artes Maria José Guedes em Macaé e como coreógrafa e professora da Escola Municipal de Dança de Macaé. Em 2013 e 2014 atuou como coordenadora da escola. Em 2020 foi contemplada pelo edital Cultura Presente nas Redes. O acesso ao evento é através do YouTube da Secretaria de Cultura de Macaé e tem a sua divulgação através das redes sociais da secretaria com os temas semanais. Durante a live será disponibilizado um formulário para solicitação do certificado. "O ‘Projeto Caminhos da Dança’ é voltado para o público em geral, com conteúdo para alunos, pais, futuros profissionais de dança e interessados. As datas das 15 lives serão divulgadas semanalmente através das redes sociais da Secretaria de Cultura de Macaé". As lives tem sido preparada pela equipe da escola com tanto carinho e aproveito para agradecer a todos os envolvidos neste projeto. Os convidados tem sido de uma generosidade ímpar e a equipe de profissionais da E.M.Dança tem se superado na eficiência e organização, gratidão a todos, disse a diretora da E.M.Dança, Claudia Tenório. Quem quiser conferir o conteúdo das lives anteriores está no canal do youtube da Secretaria de Cultura de Macaé.

Programação do ‘Projeto Caminhos na Dança’: Tema: ‘Universidades de dança’, mediadora- Luize Helena Pessanha, coreógrafa e professora da E.M.Dança. Convidados: Vanessa Barcellos (UniverCidade), Lívia Rodrigues (UFRJ) e João Mandarino (Angel Vianna). Tema: ‘A dança e seus caminhos’, mediadora- Cristine Barreto Ximenes, professora e coreógrafa da E.M.Dança. Convidado: Cicero Gomes, Primeiro Bailarino do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Tema: ‘Dança Moderna’, mediadora- Luize Helena Pessanha. Convidado: Andreia Raw (Dança Moderna). Tema: Apresentação do grupo Represent Dance Crew, mediador- Thiago Morethe, professor e coreógrafo da E.M.Dança. Convidados: Grupo Represent Dance Crew. Tema: ‘Ser Coreógrafo’, mediadora- Luize Helena Pessanha. Convidados: Jesse da Cruz (Professor do Bolshoi) e Taís Vieira (Coletivo Flores). Tema: ‘Graduação no exterior’, mediadora- Luize Helena Pessanha. Convidados: Flávia Burlini (Instituto Politécnico de Lisboa); Danilo Cardoso (Folkwang Universität). Tema: ‘Artista Multifacetada’, mediadora- Luize Helena Pessanha. Convidado: Denise Telles (coreógrafa e bailarina). Tema: ‘Acessibilidade na Dança’, mediadora- Luize Helena Pessanha. Convidados: Dilma Negreiros, cofundadora e diretora de produção do CIEMH2 Núcleo Cultural, Mestre em Comunicação Acessível (IPLeiria/Portugal), Especialista em Acessibilidade Cultural(UFRJ), integra Rede Nacional de Articulação, Formação e Fomento em Acessibilidade Cultural (RAFFACULT); Aline Negreiros, dançarina (CIEMH2 Núcleo Cultural) e Vânia Tolipan (Grupo Portadores da Alegria). Tema: ‘Economia Criativa: A importância do segmento da Dança’, com Jerônimo Prudêncio, Bacharel em Economia pela UFF e assistente administrativo da E.M.Dança. Tema: ‘Qualificação x informalidade: A importância da Educação’, com Jerônimo Prudêncio. Tema: ‘Mercado de trabalho - Dicas de como elaborar Currículo e buscar vagas de emprego’, com Jerônimo Prudêncio. Tema: ‘Educação Financeira - Noções de como elaborar uma planilha de controle de gastos’, com Jerônimo Prudêncio. Tema: ‘Gestão de Projetos Culturais: A importância de transformar ideias em Projetos’, mediador: Jerônimo Prudêncio. Convidada: Priscila Azeredo, Bacharel em Produção Cultural pela UFF, Produtora Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Macaé, com Pós-Graduação em Gerenciamento de Projetos e em Marketing. Tema: ‘LIBRAS para além da acessibilidade’, mediador: Jerônimo Prudêncio. Convidado: Lucas Vilaça Ribeiro, Licenciado em Pedagogia, possui Pós-graduação em LIBRAS e é aluno especial no mestrado de Educação Bilíngue do INES.


* Jornalista: Gerson Dudus / Fotos: Arte / divulgação.

Prefeitura de Macaé\Secretaria de Comunicação Social\Coordenadoria de Jornalismo.


Patrocinado:





7 visualizações0 comentário