top of page
  • Jornal Esporte e Saúde

BRK forma segunda turma do curso de bombeiros e bombeiras hidráulicos em Macaé

Projeto preparou profissionais para atuação no mercado formal e de forma autônoma, incentivando a geração de renda


BRK Qualifica - Formatura da Turma II / foto: Divulgação


Em parceria com a Firjan SENAI SESI, a BRK, concessionária responsável pela coleta e tratamento de esgoto em Macaé, formou mais um grupo do BRK Qualifica. Voltado à qualificação de bombeiros e bombeiras hidráulicos, esta é a segunda turma em 2022 a participar do projeto gratuito que oferece, ainda, aprendizados sobre cidadania, com o desenvolvimento de habilidades sociais e competências profissionais importantes para elevar o potencial de empregabilidade.

O curso contou com uma carga horária de 128h, divididas entre a parte teórica, ministrada pelo SENAI e as oficinas de Desenvolvimento Humano ministradas por profissional da Firjan SESI – Responsabilidade Social. As oficinas de Desenvolvimento Humano têm por objetivo auxiliar na formação das capacidades socioemocionais dos participantes, visando a formação de um profissional melhor qualificado para o ingresso no mercado de trabalho.

Após passarem por dois meses de formação, a certificação emitida pelo SENAI e reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações (CBO) permitirá aos participantes, não só a atuação em empregos formais na área de saneamento, mas também desempenhar a atividade de bombeiro hidráulico de forma autônoma, incentivando a geração de renda para esses alunos e alunas.

“O que vemos nas turmas do BRK Qualifica são histórias de resiliência. E ficam os nossos agradecimentos e parabéns aos alunos por terem dedicado seu tempo em busca do aprimoramento profissional que vai abrir novos caminhos e oportunidades de trabalho”, disse o gerente operacional, Renato Miranda, que representou a BRK na cerimônia de formatura.

O processo de seleção levou em consideração a promoção da diversidade, da inclusão e, em especial, da equidade de gêneros, com uma participação efetiva de mulheres no curso. E a aluna Maria Marcia de Lima, representante da turma II, fez questão de enfatizar a importância da iniciativa: “Para nós, foi um privilégio termos sido escolhidos em meio a todos que se inscreveram. E, claro, o período de aprendizado termina, mas o conhecimento levamos para sempre conosco. Agradeço muito a oportunidade e, tenho certeza, haverá espaço para todos no mercado de trabalho”, relata a nova bombeira hidráulica.

Nova turma

Após a conclusão das turmas de 2022 do projeto BRK Qualifica, a previsão é de que, no próximo ano, novas vagas sejam abertas para a formação gratuita no curso de bombeiros e bombeiras hidráulicos. Os interessados em acompanhar as informações do futuro processo seletivo devem acessar o site brkambiental.com.br/macae e seguir as redes sociais da concessionária para saber mais.

* Felipe Sáles / Assessor de Imprensa / Gerência de Imprensa e Conteúdo (GIM)

Firjan Norte e Noroeste Fluminense


2 visualizações0 comentário
bottom of page